UPAE destaca o uso consciente dos recursos hídricos

Dia da Água

O Dia Mundial da Água comemorado hoje (22), foi lembrado pela Unidade de Pronto Atendimento e Atendimento Especializado de Petrolina (UPAE), que destaca a importância do uso consciente dos recursos hídricos através de medidas simples, como economizar água no uso de descargas, higienização das mãos e na cozinha.

Uma iniciativa que merece destaque no estabelecimento de saúde é a da funcionária, auxiliar de cozinha, Dejane Almeida, que em dezembro do ano passado, após assistir a um tutorial na internet, resolveu implementar na unidade de saúde o uso de garrafas PET de 2 litros preenchidas com água, nas caixas acopladas das bacias sanitárias. A ação tem como objetivo diminuir a vazão de água na descarga, com uma economia de 1,5 litros a cada acionada. A iniciativa gera até hoje reconhecimento, economia e conscientização.

O trabalho sobre o uso racional da água é feito constantemente com os funcionários. Essas e outras campanhas educativas são realizadas pelo Serviço Social e Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPAE.

Importância da água para saúde

A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos. Os especialistas aconselham a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia.

A água também exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Para as crianças, a água exerce papel importante no crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo.

Deixe uma resposta