Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

UPAE e HDM ressaltam importância da doação de sangue

(Foto: iStock/Thinkstock)

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho, a data tem como objetivo homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, responsável por salvar vidas.

Cientes da sua responsabilidade social e do seu papel de fomentar a educação em saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, apoiam a causa.

O sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo sete dias; não estar em período de gravidez ou amamentação; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos seis meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação); não ter feito uso de drogas injetáveis; não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final. Procure o Hemocentro Regional de Petrolina e informe-se. O Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, Centro. Telefone para contato: (87) 3866-6601.

Deixe uma resposta