UPAE/IMIP de Petrolina destaca a importância da vacinação

(Foto: Ilustração)

Foi comemorado nesse 17 de outubro o Dia Nacional da Vacinação e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta a importância da imunização para prevenção de doenças.

A vacina é uma das formas mais eficazes de proteção e age fazendo com que a pessoa (ao entrar em contato com o vírus atenuado ou morto) desenvolva anticorpos, defendendo-se ativamente contra a infecção. Além da fabricação desses anticorpos, ocorre a síntese de células de memória que desencadearão uma resposta mais rápida quando o organismo for exposto novamente àquele antígeno.

O desenvolvimento das vacinas, que teve início no século XVIII, representou um grande avanço na medicina. Por meio delas, diminuem-se os gastos com internações e medicamentos, e aumenta-se a qualidade de vida da população. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, por exemplo, é uma importante arma na luta para a erradicação de doenças, fato que já ocorreu, por exemplo, com a poliomielite. 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil é um dos países que oferece gratuitamente o maior número de vacinas à população. São 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas.

Nesse cenário, é importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas.

Na UPAE/IMIP essa recomendação é levada a sério e o setor de epidemiologia é bastante ativo. “Nós realizamos diversas campanhas durante o ano para os profissionais da saúde e sempre que o PNI disponibiliza as vacinas nós fazemos a distribuição para o quadro funcional aqui da unidade. Dessa maneira, a gente consegue manter em dia o cartão de vacina da equipe”, ressalta a gerente do setor, Isadora Rodrigues.

Ainda este mês (nos dias 25 e 26) acontece mais uma etapa de vacinação na UPAE para funcionários e colaboradores contra hepatite B e tétano. “É possível se informar melhor sobre o assunto na secretaria de saúde e nos postos de saúde, que também disponibilizam gratuitamente as vacinas para os grupos de risco”, orienta.

Deixe um comentário