Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

UPAE/IMIP de Petrolina promove capacitação para novos cipeiros

O treinamento abordou noções de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, além de outros temas. (Foto: ASCOM)

A equipe de Segurança do Trabalho da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, nesta quinta-feira (31), um treinamento para os novos cipeiros (membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com o objetivo de fomentar o conhecimento acerca da própria CIPA.

Com esse foco, o conteúdo programático abordou as principais normas, instruções e rotinas sobre segurança e saúde no trabalho; as competências relativas às atividades a serem desenvolvidas por cada membro da CIPA; formas de conhecer e identificar os riscos ambientais; além das diretrizes de atuação da Comissão.

Inicialmente os cipeiros receberam as boas vindas da membra honorária da CIPA, Nazaré Cunha. “Espero que o momento de estudo seja muito produtivo e que vocês realmente absorvam o significado e a importância da CIPA para a instituição, mas também para o trabalhador. Que essa nova formação continue atuante e preze realmente pela saúde e segurança de todos”, pontuou aos presentes.

Em seguida, o técnico em Segurança do Trabalho Ítalo Castro abriu os trabalhos e começou a explanação pela fundamentação legal da CIPA. Entre outros assuntos, o treinamento também abordou noções de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio.

“Achei ótimo o treinamento e todos nós recebemos muitas informações novas que nortearão o nosso trabalho dentro da CIPA. Ainda teremos mais uma etapa do treinamento e após concluir daremos início às reuniões da Comissão”, adianta a assistente administrativa e cipeira, Helenita Florêncio.

Para a coordenadora geral da Unidade, Ana Beatriz Mota Aguiar, a CIPA tem um papel de destaque dentro da UPAE. “Temos um índice decrescente de acidentes de trabalho e parte disso devemos ao trabalho e atuação da CIPA. Toda empresa que mantém empregados deve ter uma comissão dessa e aqui nós de fato prezamos por essa formação, que é constituída por membros eleitos pelo voto direto dos funcionários e pelos representantes do empregador”, finaliza.

Deixe uma resposta