Vacinação contra aftosa termina nesta quarta-feira

aftosa

O rebanho pernambucano de bovinos e búfalos é de quase dois milhões de animais

O Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária encerra nesta quarta-feira (30), a segunda etapa deste ano da Campanha de vacinação Contra febre Aftosa. Deve ser imunizado todo o rebanho pernambucano de 1.913.000 (um milhão, novecentos e treze mil) bovinos e búfalos.

De acordo com a gerente geral da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), Erivânia Camelo, até ontem (28), menos de 1 milhão de animais havia sido vacinados.

“Estamos com 42% dos animais do Estado vacinados, menos de um milhão de animais foram vacinados, nós temos atualmente em Pernambuco 1.913.000 (um milhão, novecentos e treze mil) animais que precisam ser vacinados, que precisam ser imunizado para que a gente possa continuar sendo livre de febre aftosa com vacinação e que os produtores possam vender os seus animais para outros Estados da Federação. Nosso status de ser livre permite esse livre comércio entre Pernambuco e os outros Estados.

Erivânia Camelo acrescenta que o produtor que eventualmente deixar de vacinar os animais pode enfrentar sérias consequências.

“Ele fica inadimplente perante o sistema de defesa, perante ao Estado de Pernambuco, ele fica proibido de receber a Guia de Trânsito Animal (GTA), isso é ele não pode vender animais para as feiras, não pode vender os animais para serem abatidos nos abatedores municipais, ele fica impedido de retirar a Ficha Sanitária, que é o documento que permite que ele faça negócios com o Banco do Nordeste, ele também não pode comprar milho na Conab, por isso que é importante que ele vacine, que ele não fique inadimplente, que ele não pague a multa”, enfatizou.

Outras informações sobre a Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa podem ser obtidas nos escritórios da Adagro em todo Estado ou por meio do telefone 0800-081-1020.

Deixe uma resposta