“Vagão Rosa” exclusivo para mulheres começou a funcionar hoje em Recife

(Foto: Marina Meireles/G1)

Na tarde desta segunda-feira (16), o primeiro vagão exclusivo para mulheres do sistema de metrô do Recife começou a funcionar, em fase de testes. A medida de segurança, batizada de Vagão Rosa, já é aplicada em grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e pretende dar mais proteção às passageiras do transporte público.

De acordo com o consultor de segurança do metrô do Recife, coronel Luiz Meira, o sistema transporta hoje 400 mil usuários por dia e 38% são mulheres. A mudança na operação teria sido determinada diretamente pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

 “Vamos lançar de imediato o vagão feminino. Não sei o porquê de não termos ainda. Estamos muito preocupados em fazer o melhor para as mulheres. Assim, estamos dando conforto e evitando que elas sofram qualquer tipo de abuso”, destacou o coronel.

A identificação do Vagão Rosa deverá ser feita através de adesivos e o espaço vai funcionar durante todo o dia, não apenas em horários de pico.
É importante destacar que, mesmo com o Vagão Rosa, as passageiras não são obrigadas a andar nos espaços exclusivos para as mulheres. Quem quiser fazer as viagens nos vagões mistos terá total liberdade.

Com informações do Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta