Valdir Raupp defende realização de eleições presidenciais em 2016

Waldir Raupp

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) propôs nesta segunda-feira (4) que o Congresso Nacional construa uma proposta para a convocação de eleições presidenciais em 2016. Ele argumentou que essa seria a única saída pacífica e legítima para a situação atual do país.

Segundo Raupp, as eleições deveriam ser convocadas através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e aconteceriam junto com as eleições municipais já previstas para outubro. A apresentação de uma PEC por parlamentares requer o apoio de pelo menos 27 senadores ou 171 deputados federais.

O senador acrescentou que a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, independente do resultado que tiver, não encerrará o acirramento político no país. E adiantou que, se o processo de impeachment chegar ao Senado, votará pelo afastamento da presidente.

Ele afirmou ainda que as “crescentes incertezas”, conforme descreveu, comprometem também a legitimidade do Legislativo, que vê sua atuação cada vez mais judicializada em função do agravamento dos embates e da não aceitação da posição divergente.

Raupp admitiu que não seria fácil encontrar embasamento legal para a convocação de novas eleições com a presidente Dilma ainda no exercício do mandato conquistado há dois anos. No entanto, ele disse acreditar que um diálogo entre os três poderes pode solucionar esse nó.

Com informações da Agência Senado.

Deixe uma resposta