Veja algumas dicas e cuidados para uma troca correta do filtro de ar do veículo

(Foto: Reprodução)

Os filtros de ar são feitos com camadas de papel, que precisam ser trocadas de tempos em tempos, e fibras de algodão, que podem ser limpas e reutilizadas. Dessa forma, ele elimina a sujeira aspirada pelo motor, fazendo com que apenas o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão.

O acumulo de impurezas faz com que o propulsor trabalhe mais para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e deixando entrar impurezas que atingem o motor, nesse caso, também há uma queda no desempenho do veículo nas retomadas de velocidade.

A troca desse filtro é geralmente recomendada a cada 10 mil KM em média. Caso não seja realizado a troca no período recomendado, é possível que haja um crescente aumento no consumo de combustível. Abaixo segue alguns cuidados para uma troca correta e sem riscos.

Limpeza e Revisão: além de usar o filtro original e correto, é preciso tomar uma série de cuidados quando for fazer a instalação. O ideal é começar pela limpeza do alojamento. Como o sistema estará desmontado, você nunca deve usar jatos de ar, pois uma parte da sujeira pode adentrar no motor. Prefira um aspirador de pó (com bico e escova) ou um pano que não solte fiapos.

Intervalo de Troca: Quem adia a troca enfrenta problemas de dirigibilidade e ainda gasta mais com combustível e manutenção. Um primeiro cuidado é sempre trocar o filtro do ar de acordo com os intervalos recomendados no manual do veículo, seja para uso normal ou severo.

Evite as Adaptações: as versões “esportivas”, também não é recomendado, pois esses produtos costumam oferecer menor restrição ao fluxo de ar, de forma a garantir mais potência. O problema é que o caminho mais fácil para conseguir esse ganho é utilizar materiais que filtram apenas as impurezas maiores.

Produto Descartável: por último, outro ponto fundamental é evitar a famosa “limpeza” do filtro com o uso de compressores ou batendo o componente para tirar a poeira. Além de não ajudar em nada, esses procedimentos acabam rompendo a estrutura do papel. O elemento filtrante pode até parecer que ficou bem limpo, mas a sua capacidade de reter as impurezas estará comprometida.

Qualidade do Filtro: hoje em dia é possível fabricar um filtro com materiais de diversas qualidades que parecem iguais e têm preços bem diferentes. Compre filtro originais, pois ao contrário, a falta de qualidade na peça não protege o motor da forma adequada. Grande parte da poeira acaba passando direto e age internamente como uma lixa. Um produto mais barato nunca terá essa eficiência.

Caso apareça algum problema relacionado ao filtro de ar, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. O mecânico pode fazer a substituição, com peças que podem ser adquiridas em Loja Online como o site www.autopecas-online.pt ou lojas físicas de autopeças.

Deixe um comentário