Verão: Salva-vidas dá dicas de segurança para evitar afogamentos

(Foto: Maria Akemi)

O verão, estação mais esperada por muitos, começou no dia 21 de dezembro de 2018, e termina no dia 20 de março de 2019. Neste período, as temperaturas ficam mais elevadas e em cidades ribeirinhas como, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), os pontos de diversão mais disputados são as ilhas, e piscinas.

É nesta época também, que os números de afogamentos tendem a crescer. Em entrevista a Blog Waldiney Passos, o Salva-vidas Antônio Carlos, que atua na região do Vale do São Francisco há 12 anos, pontuou algumas dicas de prevenção de acidentes aquáticos. Confira:

Nunca deixar a criança sozinha

“Os pais devem ter muito cuidado com as crianças, nada de deixar criança à vontade. Antes de liberar o banho, se certifiquem das condições do local, profundidade, e limpeza, tudo isso deve ser levado em conta.”

Distância da margem

“Nós aconselhamos que as pessoas não se banhem na parte mais funda, tanto do rio como da piscina, tente se banhar no local que você tenha visualização. Caso haja alguma eventualidade o socorro chegará mais rápido por que a vítima foi visualizada.”

Aglomeração de pessoas

“Evitem espaços com grande quantidade de pessoas, ilhas lotadas e piscinas com muita gente não são espaços recomendados para um banho tranquilo.”

Consumo de bebida alcoólica

“Consumir bebida alcoólica durante banho de rio ou piscina não é recomendável. Nós orientamos que as pessoas evitem o consumo excessivo de bebida nos espaços de banho, como forma de preservar a vida de quem consome e dos outros que desfrutam do mesmo ambiente. ”

Em situação de afogamento

“Mesmo que você saiba nadar, mas sem a técnica operacional de resgate, não entre no rio nem na piscina. A dica é que a pessoa visualize uma garrafa ou um objeto que possa ser lançado para a pessoa que está se afogando, por que se quem estiver se afogando, agarrar a outra pessoa, serão duas vítimas.”

Deixe um comentário