Vigilância Sanitária orienta comerciantes do Balneário de Pedrinhas como manipular corretamente os pescados

(Foto: ASCOM)

Proprietários de restaurantes do Balneário de Pedrinhas, zona rural de Petrolina (PE), receberam a visita de funcionários da Agência Municipal de Vigilância Sanitária do município, na noite desta sexta-feira (23). Mas dessa vez, não foi uma visita de fiscalização. A Vigilância Sanitária foi até o local, um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade, fazer uma palestra sobre as “Boas Práticas de Manipulação e Comercialização de Pescados”.

O evento teve o objetivo de levar, aos profissionais, informações sobre como atuar de forma correta em toda a cadeia, desde o acondicionamento após a pesca, até a venda final ao consumidor, com foco na conservação e higiene no manuseio dos produtos.

Os comerciantes receberam orientações para diminuir os riscos e evitar a contaminação do alimento, como por exemplo, evitar o uso de utensílios de madeira; manter os equipamentos bem higienizados; lavar as mãos corretamente e usar uniformes.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, existem cerca de dez restaurantes na comunidade. “Essa foi a primeira palestra que realizamos na localidade sobre manuseio de pescados. Trouxemos a equipe, realizamos orientações e ensinamos como deve ser feito todo o processo.  A partir de agora, a Vigilância Municipal poderá então adotar uma postura de cobrança durante as fiscalizações. É importante frisar que nós estamos à disposição dos empresários para a realização de palestras nas empresas”, ressaltou.

Para solicitar o agendamento de uma palestra, o interessado pode comparecer a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, das 8h às 17h, na Rua São José Nº 440, Centro.

Deixe um comentário