VIII Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro apresenta 68 propostas para construção do PPA

O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Conselho Municipal de Saúde

68 propostas que serão trabalhadas na construção do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde, foram aprovadas no encerramento da VIII Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro nesta quinta-feira (17).

As atividades do segundo dia do evento começaram com a Conferência Magna facilitada pelo médico sanitarista Ubiratan Pedrosa, com o tema “A luta em defesa da Reforma Sanitária e da consolidação do SUS”.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roque Carneiro, pontuaram que propostas relevantes foram aprovadas pela plenária. “Nossa conferência foi organizada em eixos temáticos, programadas para que os principais temas fossem contemplados no nosso PPA. Contamos com uma participação popular efetiva e tivemos êxito nesse sentido”, avalia a secretária. “Tenho certeza que iremos cumprir a risca tudo que foi aqui definido”, diz o presidente do Conselho.

Entre os itens aprovados, destacam-se proposições voltadas para a humanização, infraestrutura, inclusão social, vigilância em saúde, saúde mental, entre outros. Duzentos participantes inscritos tiveram direito a voz e voto na Conferência. Seguindo o princípio da paridade, proposto pela lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, a representação dos participantes foi paritária. Dessa forma, 50% dos participantes foram representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% representantes dos trabalhadores da saúde e os outros 25% foram gestores e prestadores de serviço da saúde.

Deixe uma resposta