Virarte encerra Aldeia do Velho Chico com grande programação neste sábado

O pernambucano Almério é uma das atrações do Virarte. (Foto: Divulgação)

Após 15 dias de intensa programação cultural, a Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, realizado pelo Sesc Petrolina, será encerrado neste sábado (31), com o tradicional Virarte. Serão mais de dez horas ininterruptas de atrações, em uma grade que conta com shows musicais, espetáculos de dança, teatro e o Mercado Cultural.

Entre as atrações mais esperadas da programação estão a cantora baiana Larissa Luz e o pernambucano Almério. Natural de Altinho, no Agreste de Pernambuco, Almério subirá ao palco alternativo da Aldeia às 20h, para apresentar ao público sucessos do seu segundo CD “Desempena”, e outras canções. O cantor e compositor é ganhador do Prêmio da Música Brasileira 2018 na categoria Cantor Revelação.

Às 23h será a vez da cantora Larissa Luz colocar todo mundo para dançar. Cantora, compositora e atriz, Larissa é um dos principais nomes da música negra contemporânea da Bahia. Atualmente em cartaz vivendo Elza Soares no musical “Elza”, a soteropolitana concilia carreira de atriz e cantora.  Em seu novo trabalho, “Trovão” Larissa constrói um ritual Baile que propõe conexão do sublime com o terreno, atualizando mitos yorubás e conduzindo um encontro entre som e movimento na pista.

A noite será encerrada com o reggae da Banda Tio Zé Ba, de Petrolina, que apresentará o show “A Fresta”, uma síntese dos discos gravados a partir de 2007, (Além do Mar, Galhos Concatenados e o EP Rainha da Paz).  Diferentemente dos shows anteriores, mais acústicos/orgânico, esse nosso novo projeto é mais eletrônico e dançante.

Para ter acesso à programação do Virarte o público pode optar por pagar R$10 ou doar 2 Kg de alimento não perecível que serão doados ao Banco de Alimentos do Sesc Petrolina. Um programa de responsabilidade social do Sesc que atua para diminuir o abismo da desigualdade social no país, minimizando os efeitos da fome e da desnutrição.

Programação Virarte

16h

Sala de Teatro – Pensamento Giratório – Processos artísticos, pluralidades e coexistências com 1 Comum Coletivo (Rio de Janeiro – RJ), Fernanda Luz (Petrolina – PE), Elisa Pankararu (Jatobá – PE) e Gean Ramos (Jatobá – PE);

Lateral do Teatro – Intervenções em Grafite – NAV e Artistas Visuais do Vale do São Francisco (Petrolina-PE)

17h

Salão – Mercado Cultural – Venda de produtos artísticos e Palco Aberto (Petrolina-PE/Juazeiro-BA) ;

Salão – Pankararu Nação Cultural – Dança do Búzio e o Bate Gancho (Jatobá-PE)

18h

Sala de Dança – Estelita entre fadas e outros bichos – Trup Errante (Petrolina-PE)

18h30

Terraço Galeria           – Zona Temporária – Performances alunos do Curso de Artes Visuais UNIVASF (Juazeiro-BA)

19h

]Teatro D. Amélia – PASSANEL – um mergulho na mestiçagem e no feminino da zona da mata (São Paulo-SP)

20h

Palco Alternativo – Almério

21h

Rua Sesc – Dança no Asfalto – SerTão Pé Quente (Petrolina-PE)

21h

Salão – Performance Drenagem: Caminhos decoloniais – João Pedro (Juazeiro-BA) e Luiz Marcelo (Petrolina-PE)

22h

Teatro D. Amélia – O Espetáculo é a Periferia (Petrolina-PE/Juazeiro-BA)

23h

Palco Alternativo – Trovão – Larissa Luz (Salvador-BA)

00h30

Espaço da Cantina  – Dancing Queen (Petrolina-PE/Salvador-BA)

02h

Palco Alternativo – Tio Zé Bá – A Fresta (Petrolina-PE)

Deixe um comentário