Workshop “Saúde em Libras” será realizado nesta sexta (6) em Paulo Afonso(BA)

cuso de libras

Para discutir temas relacionados à atenção e ao cuidado à pessoa surda será realizado, nesta sexta (6), das 8h às 18h, o 1º Workshop Saúde em Libras na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso (BA). O evento é promovido pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf e é destinado à comunidade acadêmica dos cursos de saúde da Universidade.

A programação terá início com discussões sobre a saúde da pessoa com deficiência de modo geral, através da ação do projeto Sentindo na Pele, que irá proporcionar aos participantes a simulação de experiências vivenciadas por pessoas com deficiência física, e da discussão sobre os impactos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Logo depois, será realizada a palestra “Saúde em Libras: pela dignidade do atendimento em saúde à pessoa surda”, ministrada pela professora do Colegiado de Psicologia da Univasf e coordenadora da CPEI, Karla Daniele Luz.

Em respeito ao lema da pessoa com deficiência “nada sobre nós, sem nós”, o evento contará com intérpretes surdos, que irão apresentar a peça teatral “Atendimento em Saúde à Pessoa Surda”, na qual serão interpretadas situações vivenciadas por pessoas surdas no atendimento do sistema de saúde. Ainda será ofertada uma oficina de Libras sobre os princípios básicos da Língua e termos técnicos. A programação completa está disponível abaixo.

Para a coordenadora da CPEI, Karla Daniele Luz, o evento é muito importante para a comunidade acadêmica. “A ideia é mobilizar docentes, discentes e técnicos no tocante ao devido atendimento em saúde às pessoas surdas”, afirma.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta