Mais de 250 vítimas dos terremotos na Venezuela são estrangeiras

O número de mortos nos dois terremotos que abalaram a Venezuela na quarta-feira subiu nesta sexta-feira (26) para pelo menos 920, incluindo vários cidadãos estrangeiros. Segundo o chefe de ajuda humanitária da ONU, Tom Fletcher, há mais de 50 mil pessoas desaparecidas. No total das vítimas estrangeiras, os números já contabilizam 256 pessoas, sendo 38 mortes confirmadas e os demais ainda desaparecidos.

Veja o que se sabe até agora sobre a identidade das vítimas de outras nacionalidades:

Dois brasileiros  – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, país que tem fronteira com a Venezuela, informou que dois cidadãos do país — um homem e uma mulher — morreram na tragédia. O governo anunciou que presta assistência consular aos familiares.

Vinte e oito portugueses mortos e 85 desaparecidos – O Ministério das Relações Exteriores de Portugal informou que um total de 28 cidadãos portugueses ou descendentes de portugueses morreram nos dois terremotos e que outros 85 estão desaparecidos.

Cinco espanhóis mortos e 133 não localizados  – Pelo menos cinco espanhóis morreram e há 133 desaparecidos, indicou o Ministério das Relações Exteriores da Espanha. Dados atualizados divulgados neste sábado (27) indicam que 14 espanhóis foram localizados sob os escombros, disse o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, em uma mensagem de áudio divulgada por seu ministério. Em 1º de janeiro de 2026, 147 mil espanhóis residiam na Venezuela, segundo dados do Ministério das Migrações da Espanha.

Um ítalo-venezuelano  – Um homem nascido em Caracas em 1970, cidadão venezuelano e italiano, morreu após o desabamento de um prédio no estado de La Guaira, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Itália. Roma calcula que quase 170.000 pessoas com passaporte italiano vivem na Venezuela.

Dois chineses – Dois cidadãos chineses foram confirmados entre as vítimas dos terremotos até a tarde de quinta-feira, informou a agência estatal de notícias Xinhua, que citou a embaixada em Caracas. A representação diplomática publicou um comunicado na plataforma de mensagens WeChat no qual pede aos cidadãos chineses na Venezuela que “tomem precauções diante de desastres secundários provocados por réplicas e outros terremotos”.

AFP

“Juazeiro, Aqui Tem Forró” chega a Abóbora e Alfavaca neste fim de semana

Promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro (Seculte), o projeto “Juazeiro, Aqui Tem Forró”  chega às comunidades de Abóbora e Alfavaca, Salitre, reunindo moradores e visitantes em mais uma etapa dos festejos juninos. Neste sábado (27), a comunidade de Abóbora recebe a programação a partir das 19h. A noite será animada pelos shows de Mário Santos, Thiago Carvalho e Mega Top, levando muito forró e tradição ao público.

No domingo (28), será a vez de Alfavaca celebrar o São João. A programação começa no início da noite com a apresentação das quadrilhas juninas Luar do Sertão, Arroche o Nó e Estrela do Sertão. Já a festa tem início às 21h30 com Xamego Tropical e segue com Matheus do Acordeon, garantindo muito arrasta-pé e animação para moradores e visitantes.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra o calendário junino do município levando cultura, música e lazer para a sede e o interior, fortalecendo as tradições populares e promovendo momentos de confraternização entre as comunidades. Além das apresentações musicais, os festejos mantêm viva uma das maiores expressões da cultura nordestina, valorizando os artistas, incentivando a participação popular e reforçando a tradição do São João nas comunidades rurais de Juazeiro. A programação do “Juazeiro, Aqui Tem Forró” será encerrada no dia 11 de julho, no bairro Tabuleiro, com shows de Mazinho Nunes, Ricardinho & Gláucia e Juá com Mel.

Ascom

Governo lançará renegociação de dívidas do MEI com 70% de desconto, diz procuradora

O governo vai lançar, nos próximos dias, um edital de renegociação de dívidas do Microempreendedor Individual (MEI) com até 70% de desconto e parcelamento em até 145 meses. O público-alvo são 3,5 milhões de MEIs, micro e pequenas empresas com débitos de até R$ 20 mil. Ao todo, o governo espera negociar R$ 12,4 bilhões.

“Percebemos um aumento crescente de MEIs inscritos em dívida ativa, seja porque nem sabiam que tinham que pagar, ou porque não tinham condições. São dívidas com ticket muito pequeno, se você comparar com o estoque da dívida ativa, mas são dívidas importantes para aquela pessoa”, afirmou a procuradora-geral da Fazenda Nacional (PGFN), Anelize Almeida, ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A procuradora afirmou que a transação tributária faz uma análise individualizada e tem condições diferentes para cada contribuinte. “Não é todo mundo que vai ter 145 meses ou 70% de desconto. A análise é individualizada, e por isso que ela gera um compromisso maior no pagamento e reduz o risco moral do inadimplemento”, acrescentou.

Ampliação do limite de faturamento – Na última sexta-feira (26), o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, informou que o governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes. A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Agências Estado e Brasil

 

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta sexta-feira (26) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu o crime de calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem nas redes sociais. A conclusão da PF consta no relatório final do inquérito aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar o caso.

A ação se trata da postagem feita por Flávio na rede social X, no dia 3 de janeiro deste ano, quando o ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos. Na publicação, o senador declarou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas”.

Na avaliação da PF, o senador imputou falsamente ao presidente os crimes citados. “Fica claro, portanto, que o senador Flavio Bolsonaro, através de sua postagem, imputou falsamente ao presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de arma e lavagem de dinheiro, crimes estes expressamente tipificados em nosso ordenamento jurídico”, disse a PF.

Após encerrar a investigação, a PF enviou o caso para providências do Supremo. O próximo passo será a remessa para a Procuradoria-Geral da República (PGR). A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de Flávio Bolsonaro e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Agência Brasil

Polícia Civil da Bahia cumpre mandado de prisão preventiva por furto qualificado em Petrolina

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta sexta-feira (26), mandado de prisão preventiva contra um homem de 40 anos, pelo crime de furto qualificado mediante fraude, cometido no nesta terça-feira (23). A ordem judicial, expedida pela Justiça Criminal da Comarca de Juazeiro/BA, foi cumprida por equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Juazeiro), unidade vinculada à 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Juazeiro) e integrante do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).  suspeito foi localizado no município de Petrolina, n\\\o estado de Pernambuco.

A investigação teve início após o registro de uma denúncia de furto de veículo ocorrido num estabelecimento comercial em Juazeiro. De acordo com a ocorrência, a vítima teria anunciado a venda de um veículo por meio de rede social, quando foi contatada por uma pessoa que demonstrou interesse na compra do automóvel, marcando um encontro para negociação. No local combinado, o suspeito solicitou as chaves sob o pretexto de realizar um teste, e de posse do automóvel, evadiu-se, inclusive rompendo a cancela do estacionamento, consumando a subtração.

Após o crime, a vítima passou a receber ligações e mensagens de diferentes números telefônicos, com terceiros exigindo pagamentos em dinheiro sob ameaça de venda ou desmanche do bem, circunstância que indicou maior gravidade da dinâmica criminosa e possível atuação articulada após a subtração.

A ação integrada contou com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Norte), do Núcleo de Inteligência Regional da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Norte), e do 5º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (BPM/PMPE). O veículo foi localizado posteriormente no município de Uauá. Após a prisão, o custodiado foi encaminhado à unidade policial competente. Guias de exame pericial foram expedidas, e o investigado permanece à disposição da Justiça para adoção das providências legais cabíveis.

Ascom-PCBA

Segundo avião da FAB decola neste sábado (27) com ajuda para a Venezuela

O governo brasileiro vai enviar neste sábado (27) à Venezuela o segundo voo humanitário da Força Aérea Brasileira (FAB) para atender às vítimas do terremoto que atingiu o país. A decolagem está prevista para às 11h, na Base Área do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave KC-390 Millennium vai levar um hospital de campanha da Marinha e 100 purificadores de água com painel solar. O equipamento tem a capacidade de tratar 5 mil litros por dia. E 48 militares da Marinha também estarão a bordo.

A operação de ajuda humanitária foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte dos esforços internacionais para envio de auxílio ao governo venezuelano. De acordo com o governo da Venezuela, o número de mortos subiu para 920 nesta sexta-feira (26), e o de feridos chegou a 3.360. Além disso, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojas.

Primeiro voo – O primeiro voo com ajuda humanitária brasileira chegou nesta sexta-feira (26). A aeronave da FAB saiu da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 44 militares e 12 toneladas de equipamentos.

Terremoto – Na quarta-feira (24), um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu área de aproximadamente 160 quilômetros (km) a oeste de Caracas, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte enfrentado pela Venezuela desde 1900. O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.

Agência Brasil

Governo lança em Petrolina o projeto Sal da Terra para otimizar uso de água salobra no semiárido

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos , lançou nesta sexta-feira (26) o projeto Sal da Terra. Viabilizada pelo programa Água Doce, do Governo Federal, o objetivo é promover tecnologias para o enfrentamento à seca e otimizar o uso da água salobra na agricultura e na pecuária. A cerimônia foi realizada na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O projeto visa ampliar o aproveitamento produtivo das águas salobras disponíveis no semiárido por meio da agricultura biossalina. Esse modelo reúne tecnologias e sistemas capazes de utilizar o recurso nas produções agrícola, pecuária, aquícola e florestal. “Mais de oitenta por cento de tudo o que a gente come no Brasil vem da agricultura familiar. Estamos falando de economia circular, de rejeitos da dessalinização que vão ser reutilizados para poder ajudar na atividade da agropecuária. É a pesquisa e o desenvolvimento que vão corroborar com as famílias, com a agricultura familiar, a ciência enfrentando a desigualdade regional, trazendo investimentos para o nordeste”, afirmou a ministra.

O projeto tem duas frentes de atuação. A primeira é voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias. Essa etapa abrange estudos com plantas alimentícias e forrageiras tolerantes à salinidade, produção de microalgas e aproveitamento do concentrado salino na alimentação animal, além do monitoramento da qualidade da água e do solo.

A segunda, contempla atividades de transferência de tecnologia para as comunidades rurais. O trabalho inclui a capacitação de agricultores e técnicos, além da implantação de áreas demonstrativas. Entre as tecnologias aplicadas estão a criação de tilápias e o cultivo da erva-sal, uma espécie adaptada a ambientes salinos com potencial forrageiro. Em Pernambuco, a iniciativa prevê a implantação de áreas experimentais de agricultura biossalina no campo da Embrapa Semiárido. Esses espaços servirão de base para pesquisas, validação de tecnologias e capacitação voltada ao aproveitamento produtivo de águas salobras na região.

O projeto é coordenado pela Embrapa e financiado pelo programa Águas para o Semiárido, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A execução ocorrerá ao longo de três anos. A previsão é mobilizar cerca de R$ 20 milhões em ações nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O evento de lançamento também contou com a presença da diretora-executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Margarida Castro Euler, além de pesquisadores, técnicos, lideranças comunitárias e representantes de instituições parceiras.

G1 Petrolina

 

Wesley Safadão relembra sucessos da carreira na penúltima noite do São João de Petrolina

Veterano do Maior e Melhor São João do Brasil, Wesley Safadão se apresenta neste momento no palco do Pátio Ana das Carrancas. Sempre muito aguardado pelo público, o cantor retorna a Petrolina com um repertório repleto de grandes sucessos que marcaram sua carreira.

O show reúne ainda músicas de projetos como “Meu Forró é Mundo”, “Bem-vindo ao Meu Mundo – Forró e Vaquejada” e “TBT do Safadão”, garantindo uma noite de muito forró e animação.

Dono de uma trajetória consolidada, o artista promete aos fãs uma noite inesquecível. A penúltima noite do São João de Petrolina será encerrada com a apresentação do cantor Eric Land.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro convoca candidatos do cadastro de reserva do Minha Casa, Minha Vida e instaura comissão para apurar possíveis irregularidades

A Secretaria de Ordem Pública e Habitação de Juazeiro (SOPH), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (26) a convocação de 52 candidatos do cadastro de reserva do Programa Minha Casa, Minha Vida – Empreendimento Santo Expedito I. A medida visa substituir candidatos anteriormente convocados que não apresentaram a documentação exigida, foram considerados incompatíveis após as análises ou deixaram de atender aos critérios estabelecidos no processo seletivo.

Entrega de documentos – Os candidatos convocados deverão comparecer no sábado (27), domingo (28) e segunda-feira (29), das 8h às 15h, na Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), localizada no Juá Shopping, para entrega da documentação exigida e assinatura da Declaração de Beneficiário. A relação completa dos convocados pode ser acessada no link: https://diario.indap.org.br/publicacoes/6a3ed9802f51d/anexo/90770

O não comparecimento ou a não apresentação da documentação completa dentro do prazo estabelecido implicará na eliminação automática do candidato, sendo convocado o próximo suplente da lista de classificação. Após a entrega, os documentos serão encaminhados à instituição financeira responsável para análise e validação, etapa necessária para a continuidade do processo de contratação das unidades habitacionais. A convocação dá continuidade ao processo de seleção do empreendimento habitacional e busca garantir o preenchimento das unidades por candidatos que atendam aos critérios previstos no Programa Minha Casa, Minha Vida.

Comissão de apuração – Além da convocação dos candidatos do cadastro de reserva, a Prefeitura também publicou a Portaria nº 001/SOPH/SH, que instaura uma Comissão de Apuração para investigar possíveis irregularidades identificadas durante o processo de seleção do empreendimento Santo Expedito I.

A comissão terá a atribuição de apurar indícios de inconsistências nas informações declaradas pelos candidatos, bem como possíveis descumprimentos das regras previstas no edital e na legislação do programa habitacional. Os trabalhos serão conduzidos em conformidade com os princípios do devido processo legal, garantindo aos envolvidos o direito ao contraditório e à ampla defesa.
A comissão poderá realizar diligências, analisar documentos, promover notificações e adotar as demais medidas necessárias para esclarecer os fatos. Ao final da apuração, será elaborado um relatório conclusivo com o encaminhamento das providências administrativas cabíveis.

A instauração da comissão reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a transparência, a lisura e a correta destinação das unidades habitacionais, assegurando que os imóveis sejam destinados exclusivamente às famílias que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Ascom

São João de Petrolina Vigilância Sanitária ultrapassa 1.180 inspeções em seis dias de festa

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), divulgou o balanço das ações de fiscalização realizadas durante os festejos do São João no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Desde o início da programação, no dia 19 de junho, já foram contabilizadas cerca de 1.180 inspeções em barracas e estabelecimentos comerciais instalados nas áreas interna e externa do evento.

As equipes da Vigilância Sanitária atuam diariamente para garantir a segurança alimentar da população e orientar comerciantes sobre o cumprimento das normas sanitárias. Apenas nesta última quarta-feira (24), foram realizadas 188 inspeções e 96 orientações relacionadas à higienização dos espaços, armazenamento adequado de alimentos e bebidas, controle de temperatura dos produtos, descarte de itens impróprios para consumo e utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além das atividades de fiscalização, a AMVS mantém monitoramento permanente para coibir a comercialização de bebidas falsificadas e produtos que possam representar riscos à saúde dos consumidores. O balanço também aponta que foram registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 23 atendimentos e destes, 10 por intoxicação alcoólica durante a festa. Todos os casos foram atendidos e resolvidos no próprio evento, sem necessidade de transferência para unidades hospitalares.

A Prefeitura reforça que a participação da população é fundamental para o sucesso da operação. Qualquer irregularidade pode ser denunciada por meio do WhatsApp da Vigilância Sanitária, pelo número (87) 3983-6409, ou através do QR Code disponibilizado na base do SAMU instalada no Pátio de Eventos. As ações de fiscalização seguem até o encerramento da programação junina, garantindo que comerciantes e forrozeiros possam aproveitar a festa com mais segurança e tranquilidade.

Ascom

SAAE avança na elaboração de projetos para ampliar abastecimento de água na zona rural de Juazeiro

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro segue avançando nas ações para ampliar o acesso à água nas comunidades rurais do município. Está em andamento a elaboração dos projetos de implantação dos sistemas de abastecimento de água para as localidades de Carnaíba, Juremal, Massaroca, Serra da Batateira e Baixa do Umbuzeiro.

No caso específico da Serra da Batateira, o contrato encontra-se em execução, com previsão de conclusão em novembro deste ano. Nesta etapa, já foram realizados os levantamentos topográficos e as sondagens de solo, enquanto as equipes técnicas analisam os materiais encaminhados pela empresa projetista para aprovação.

Concluída a elaboração dos projetos, o próximo passo será a realização do processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução das obras. A diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, destaca que o planejamento técnico é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência dos futuros sistemas de abastecimento.

“Estamos conduzindo cada etapa com responsabilidade e rigor técnico, porque sabemos da importância dessas obras para as comunidades rurais. A elaboração de projetos bem estruturados é essencial para que possamos avançar com segurança para a fase de licitação e, posteriormente, para a execução das obras. Nosso compromisso é ampliar o acesso à água de qualidade e promover mais dignidade e qualidade de vida para a população da zona rural de Juazeiro”, afirmou Fabiana de Possídio.

Os novos sistemas de abastecimento integram o conjunto de ações desenvolvidas pelo SAAE para fortalecer a infraestrutura hídrica do município, assegurando mais segurança no fornecimento de água para centenas de famílias que vivem no interior de Juazeiro.

Ascom

Copa 2026: Espanha elimina Uruguai na 1ª fase; Cabo Verde faz história e se classifica

Em jogo tenso, a Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (26), em Guadalajara (MEX), e confirmou a primeira colocação do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. A Fúria fechou a 1ª fase com sete pontos, após o empate na estreia com Cabo Verde por 0 a 0 e a goleada por 4 a 0 sobre a Arábia Saudita.

Já o Uruguai, bicampeão mundial, está fora da Copa. A Celeste somou apenas dois pontos, com os empates diante da Arábia e Cabo Verde. Os uruguaios terminaram a chave em 3º lugar, mas com dois pontos estão fora da disputa entre os oito melhores terceiros.

O gol do jogo foi marcado por Baena, aos 42 minutos do 1º tempo, em chute fraco que o goleiro Muslera aceitou. O experiente arqueiro, que já tinha falhado contra Cabo Verde, sequer voltou para o segundo tempo. Rochet entrou no seu lugar. A eliminação precoce foi, na verdade, reflexo da falta de sintonia entre os jogadores uruguaios e o técnico Marcelo Bielsa.

Cabo Verde

Quem se aproveitou no fiasco do Uruguai foi Cabo Verde, do goleiro Vozinha. Estreante em Copas, a seleção africana segurou o empate por 0 a 0 com a Arábia Saudita e chegou aos três pontos, ficando na segunda colocação. A Arábia fez dois pontos e está fora também. Os ‘Tubarões Azuis’ vão enfrentar a atual campeã mundial, a Argentina, nos 16-avos de final, na próxima sexta-feira, em Miami.

Diario de Pernambuco

Mais um ano de sucesso: Simone Mendes encanta multidão em Petrolina

Mais uma vez, a cantora Simone Mendes marca presença no São João de Petrolina, reafirmando sua conexão com o público nordestino e em uma das maiores festas juninas do Brasil. Com carisma e bom humor que conquistam multidões, a artista sobe ao palco levando um repertório envolvente, onde o sertanejo ganha ainda mais força em meio à grandiosidade do evento. A cada ano, sua participação se consolida como um dos momentos mais aguardados da programação.

No palco da Maior e Melhor São João do Brasil, Simone entrega uma apresentação vibrante, que mistura emoção, interação e grandes sucessos que ecoam em coro pelo pátio. A leveza no jeito de se comunicar com o público e a energia contagiante transformam o show em uma experiência marcante, mostrando que, em Petrolina, diferentes ritmos se encontram e se fortalecem, sempre com o calor humano que é marca registrada do Nordeste.

Ascom

Copa do Mundo 2026: veja como ficará o funcionamento do comércio de Petrolina durante o jogo do Brasil

Sindilojas e Sintcope orientam que lojas fechem às 13h30 e retomem o atendimento às 16h30 na próxima segunda-feira (29)

O comércio de Petrolina poderá funcionar em horário especial na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

A orientação foi definida em comum acordo entre o Sindilojas Petrolina e o Sintcope (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina). Conforme o comunicado conjunto, os estabelecimentos comerciais poderão encerrar as atividades às 13h30 e reabrir às 16h30, logo após o término da partida do Brasil.

A medida também se estende aos municípios que integram a base territorial das duas entidades: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio, Dormentes, Santa Cruz, Santa Filomena e Jatobá.

O acordo estabelece ainda que o período em que as empresas permanecerem fechadas poderá ser compensado por meio do banco de horas durante o mês de julho de 2026.

Outra orientação é que os empresários que decidirem manter seus estabelecimentos abertos disponibilizem aparelho de televisão para que os funcionários possam acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

O comunicado prevê ainda que, caso o Brasil avance na competição, novos entendimentos serão firmados entre o Sindilojas e o Sintcope para definir o funcionamento do comércio nas próximas partidas.

O documento foi assinado pelos presidentes Joaquim de Castro Filho, do Sindilojas Petrolina, e Dilma Gomes dos Reis, do Sintcope.

Prefeitura de Petrolina decreta expediente até o meio-dia na segunda-feira (29) por causa do jogo do Brasil

Decreto estabelece horário especial nas repartições municipais durante as oitavas de final da Copa do Mundo; serviços essenciais funcionarão normalmente

A Prefeitura de Petrolina publicou nesta sexta-feira (26) o Decreto nº 058/2026, que estabelece expediente nas repartições públicas municipais apenas até o meio-dia da próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo Masculina da FIFA 2026.

A medida vale para todos os órgãos da administração direta e indireta do município. O confronto do Brasil está marcado para as 14h, e a decisão busca adequar o funcionamento da administração pública durante a realização do jogo.

LEIA MAIS
123