Univasf recebe inscrições para Feira de Mulheres Empreendedoras do Julho das Pretas 2026

Mulheres empreendedoras do Vale do São Francisco já podem se inscrever para participar da Feira de Mulheres Empreendedoras, que integra a programação do evento “Univasf na Rua: Julho das Pretas”, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado no dia 10 de julho de 2026, das 14h às 22h, na Praça da Bandeira, localizada no Centro de Juazeiro (BA).

A iniciativa oferecerá um espaço para divulgação e comercialização de produtos, além da prestação de serviços. As inscrições para expositoras podem ser realizadas até o dia 29 de junho. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line. As empreendedoras poderão se inscrever em uma das seguintes áreas: moda e acessórios; beleza e estética; artesanato e economia criativa; alimentação; agricultura familiar e produtos naturais; arte e cultura; saúde e bem-estar; e serviços.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, promover a autonomia econômica das mulheres e valorizar a produção local e regional. Poderão participar mulheres empreendedoras que atuem individualmente ou por meio de associações, cooperativas, grupos produtivos, projetos comunitários, organizações de mulheres ou como microempreendedoras individuais (MEI).

Entre os produtos e serviços que poderão ser apresentados estão roupas femininas, moda afro, bijuterias, artesanato, produtos alimentícios, itens da agricultura familiar, obras artísticas, terapias integrativas, consultorias, serviços de comunicação, fotografia, design gráfico, assessoria jurídica, contabilidade, entre outros.

A ação integra a programação do “Univasf na Rua: Julho das Pretas”, iniciativa que celebra a luta, a resistência e as conquistas das mulheres negras, além de promover debates e iniciativas voltadas à igualdade racial, ao enfrentamento das desigualdades e ao fortalecimento das políticas de inclusão e diversidade.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Observatório das Políticas Afirmativas Raciais (Opará) e pela Diretoria de Gênero e Diversidade (DGD), vinculada à Superintendência de Políticas Afirmativas, Antirracismo e Diversidade (Spaadi) da Univasf, em parceria com a Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (BA).

Ascom

Enare inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 continuam até a segunda-feira (29) para as especialidades com acesso direto à residência médica. Já para as residências que exigem pré-requisito, como ano adicional de estudo e área de atuação para a residência em área profissional da saúde (multiprofissional e uniprofissional), as inscrições podem ser efetuadas até 15 de julho.

As inscrições para esta sétima edição devem ser feitas exclusivamente na página do exame no portal da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do processo seletivo. O processo seletivo unificado tem o objetivo de democratizar o acesso à residência médica e otimizar a ocupação dessas vagas no país.

Taxa de inscrição e pedidos de isenção – O valor da taxa de inscrição será de R$ 330 para todas as especialidades de acesso direto da residência médica. Para os demais programas de residência na área profissional da saúde, a taxa de inscrição foi fixada em R$ 220. O boleto deve ser pago até 6 de julho. A Rede HU Brasil, antiga Ebserh, coordenadora do Enare, informa que as inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

Vagas disponíveis – Em 2025, este certame registrou mais de 138 mil inscritos e a oferta de mais de 12 mil vagas para residência médica distribuídas em 225 instituições participantes, entre hospitais, fundações universitárias e institutos. O candidato pode consultar o mapa de vagas ofertadas por Unidade da Federaçã. De abrangência nacional, o Enare terá as provas aplicadas em 60 cidades brasileiras, em 13 de setembro. A etapa correspondente à prova objetiva será composta exclusivamente pela nota final obtida pelo candidato na prova do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), conforme a Teoria de Resposta ao Item (TRI), conforme definido pelo Inep.

Enamed – Desde a edição de 2025, o Enare conta com integração ao Enamed, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Rede HU Brasil. Pela parceria, o resultado do Enamed poderá ser usado no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. O Enamed é obrigatório para concluintes do curso de medicina. Os médicos formados em anos anteriores também podem se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em usar o resultado no Enare. As inscrições do Enamed 2026 estão abertas exclusivamente no Sistema Enamed. Notas obtidas em edições anteriores do Enamed podem ser aproveitadas desde que o candidato tenha alcançado nível de desempenho classificado como proficiente.

Editais oficiais – Os editais de seleção para ingresso em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde podem ser acessados na página oficial do Enare.  Os documentos detalham todas as normas para participação no certame, incluindo orientações sobre inscrição, etapas de avaliação, critérios de classificação, documentação exigida, prazos e demais procedimentos necessários.

Dúvidas – Para esclarecer dúvidas sobre editais, inscrições, locais de prova ou andamento do processo seletivo Enare, a FGV disponibiliza canais oficiais de suporte técnico e de atendimento ao candidato. Os participantes podem acionar o serviço para resolver pendências ou obter orientações no site, por e-mail ([email protected] ) ou telefone 0800-591-3078. A ligação é gratuita. O atendimento ao público é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (no horário de Brasília)

Agência Brasil

Hoje é dia de decisão na Adauto Moraes! Tem ingresso promocional e Cancão pronto pra virar!

A Juazeirense está pronta para provar que “No Adautão, quem manda é o Cancão” e a diretoria do clube baixou preço dos ingressos para facilitar a presença do torcedor no Adauto Moraes, neste domingo (28), quando o time enfrenta o Serra Branca (PB) no jogo de volta do mata-mata da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Na partida de ida, em Campina Grande, o representante de Juazeiro perdeu por 2 x 0, mas o grupo está fechado na ideia de reverter o placar jogando em casa e a torcida está sendo convocada para dar o incentivo necessário nas arquibancadas.

“O Cancão sempre deu respostas importantes jogando no Adauto Moraes, mesmo diante de adversários grandes como o Vasco, Santos, Cruzeiro e hoje não vai ser diferente, vamos vencer bem, com a força da arquibancada funcionando para manter a máxima que “No Adautão quem manda é o Cancão! Eu acredito, a comissão técnica e os jogadores acreditam, tem uma corrente positiva atuando e quero convocar os Juazeirenses a lotar o Adauto Moraes para reforçar essa corrente nas arquibancadas. Hoje é dia de virada, eu acredito!”, convocou o deputado Roberto Carlos, presidente da Juazeirense.

Nas redes sociais muitos torcedores, vestindo a camisa do Cancão, estão convocando amigos e familiares a irem hoje ao Adauto Moraes: “Estava em Recife , mas estou voltando hoje para acompanhar o jogo da Juazeirense no Adautão”, escreveu o médico Dr. Theógenes, que além de torcedor é médico do clube. “Hoje tem Juazeirense e Serra Branca no Adauto Moraes e estamos convocando os conterrâneos, porque nós vamos passar de fase. Torcida, povo de Juazeiro, vem conosco para o Adauto Moraes, hoje”, declarou Edvaldo Santos nas redes.

Lucimário destacou: “Ingresso a R$ 10 reais, bora!”. Miguel Azevedo, fez um apelo aos jogadores: “Agora é hora de vocês mostrarem o amor pelo clube, fazer acontecer, jogar com vontade como se fosse o último jogo da vida de vocês, queremos ver o time ganhar, por favor nos deem esse presente!”. O treinador Renato César deve escalar o time com força total para a partida decisiva, que está agendada para às 15h30 no Adauto Moraes, com preço de ingresso reduzido para reforçar a corrente positiva também fora de campo.

Os ingressos já estão à venda nas bilheterias do Adauto Moraes e na internet neste link: Compre ingresso promocional aqui!

Ascom

Crise no PL: o que diz o estatuto do partido sobre brigas internas

A recente troca de farpas pública entre o senador Flávio Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acendeu um alerta no Partido Liberal (PL). A crise expôs tensões internas e levantou uma questão fundamental sobre a estrutura partidária: o que o estatuto da legenda prevê para filiados que geram conflitos públicos e desgastam a imagem da sigla?

O regulamento interno do PL, assim como o de outras grandes legendas, estabelece uma série de deveres para seus membros. O principal deles é zelar pelo nome e pela imagem do partido. Ações ou declarações que causem constrangimento público ou exponham divergências de forma prejudicial podem ser enquadradas como infração à ética e à disciplina partidária.

Entre os deveres listados no documento está a obrigação de manter fidelidade ao programa partidário e acatar as deliberações da maioria. Conflitos que escalam para a esfera pública são vistos como uma quebra dessa disciplina, pois podem enfraquecer a unidade e a estratégia política da agremiação perante a sociedade e os adversários.

Quais são as punições previstas? Quando um filiado viola as normas de conduta, o estatuto do PL prevê um processo interno que pode levar a diferentes sanções. A aplicação de qualquer penalidade, no entanto, não é automática. É necessário que uma representação seja feita ao Conselho de Ética do partido, garantindo ao acusado o direito à ampla defesa.

As punições variam de acordo com a gravidade da infração e são aplicadas de forma progressiva. As sanções possíveis incluem:

Advertência: uma notificação formal e reservada sobre a conduta inadequada.
Suspensão: afastamento temporário dos direitos partidários, como votar em convenções ou participar de comissões, por um período determinado.
Destituição de função: remoção do filiado de qualquer cargo que ocupe em órgãos do partido.
Expulsão: a penalidade mais severa, que desliga o membro do partido em casos considerados gravíssimos e de dano irreparável à imagem da legenda.

No caso de figuras de alto escalão, como a família Bolsonaro, a análise vai além do regimento. O cálculo político sobre o impacto de uma punição se torna um fator decisivo. Neste momento, a prioridade da cúpula do PL é a contenção de danos e a busca por uma solução interna, longe dos holofotes, para preservar a coesão do grupo.

Correio Braziliense

Com voto de Fux, STF forma maioria para atenuar limite a penduricalhos

Com o voto deste sábado (27), do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, a Corte formou maioria para atenuar limite a penduricalhos. Até esta sexta, 26, já tinham votado os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes.  O voto dos magistrados abranda restrições previstas pela própria Corte anteriormente. O presidente do STF, ministro Edson Fachin, seguiu o voto conjunto. O tribunal tinha, até esta sexta-feira, o placar de cinco votos a zero para a flexibilização das regras que serão fixadas para o pagamento de benefícios no Judiciário e no Ministério Público (MP).

Um dos principais recuos dos ministros foi a autorização para que os tribunais e unidades do MP convertam em dinheiro as horas extras do plantão presencial, desde que cumpram o limite de 35% do teto do funcionalismo público. No caso de plantão virtual, magistrados e promotores só poderão receber pelas horas em que foram efetivamente acionados. A decisão final cabe ao plenário.

Fux acompanhou parcialmente o voto de seus colegas, dizendo que valem decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que “reconheçam ou tenham reconhecido a validade ou invalidade quanto ao pagamento de qualquer verba remuneratória ou indenizatória, nova ou retroativa”.

Os ministros também reiteraram a permissão para que tribunais e unidades do Ministério Público paguem por períodos de férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes da data da decisão do STF, que impôs limites a esses pagamentos. O Supremo começou a debater os penduricalhos e verbas indenizatórias do funcionalismo após decisões liminares de Dino e Gilmar sobre o tema.

O voto conjunto reconheceu ainda um penduricalho requerido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que havia sido autorizado na decisão anterior da Corte: a valorização por tempo de antiguidade na carreira (PVTAC). O benefício segue os mesmo moldes do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), também conhecido como quinquênio, que confere um adicional de 5% nos salários a cada cinco anos trabalhados, até o máximo de 35 anos.

O voto abre a possibilidade de o PVTAC ser pago simultaneamente ao ATS, penduricalho que utiliza os mesmos critérios de pagamento, aos promotores e magistrados. Eles justificaram que o ATS tem caráter remuneratório e, portanto, não poderia ser confundido com o outro benefício, apesar dos critérios semelhantes para o pagamento.

Comarcas de difícil provimento – O voto de Dino, Zanin, Moraes e Gilmar também autoriza os órgãos do Judiciário e do MP a pagarem gratificações aos magistrados, promotores e procuradores que atuam em comarcas de difícil provimento. Todos os benefícios reconhecidos antes da conclusão deste julgamento serão válidos, diferentemente das que vierem a ser editadas posteriormente.

Em maio, os quatro ministros expediram um voto conjunto que proibia as instituições de revisar, reclassificar ou reestruturar comarcas, cargos e funções. Eles identificaram, à época, que os órgãos estavam promovendo mudanças para considerar mais postos de trabalho como locais de difícil provimento e, assim, garantir o pagamento do penduricalho, driblando a decisão do STF. O tema não foi revisitado neste julgamento.Os ministros exigem como contrapartida que seja respeitado o limite de 35% do valor fixado para o pagamento de todas os penduricalhos – ou seja, a conversão desses benefícios em dinheiro deve respeitar o novo teto fixado pelo STF. Por outro lado, os ministros vetaram o pagamento de auxílio-alimentação, assistência pré-escolar e auxílio creche, ou benefícios similares, requeridos pelas associações.

AFP

Em última noite de festa, Pátio Ana da Carrancas registra grande público

A mistura de ritmos marca o último dia de festa do Maior e Melhor São João do Brasil. No palco montado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, já se apresentaram Trio Granah, Patrick Costa e Calcinha Preta. Uma multidão já marca presença para acompanhar os shows de Grello, Henrique e Juliano, Léo Foguete e Nattan, próximas atrações do evento.

A despedida do São João de Petrolina promete ser marcada por grandes apresentações e um grande público, que vai dançar, cantar e se emocionar. Ao longo de nove noites, os turistas e petrolinenses acompanharam shows memoráveis, como Marisa Monte, Xand Aviões, João Gomes, Dorgival Dantas, Limão com Mel, entre outros artistas.

O público já está com gostinho de quero mais e com saudades das noites de muito romantismo, forró, danças, alegria e descontração. Quem ainda não chegou ao pátio e quer aproveitar a festa, também pode acompanhar a festa pelo YouTube, através do https://www.youtube.com/prefeituradepetrolinaoficial.

De Petrolina para o Brasil: Léo Foguete sobe ao palco Ana das Carrancas como fenômeno nacional

Filho de Petrolina e um dos maiores fenômenos da música brasileira na atualidade, Léo Foguete sobe ao palco do Pátio Ana das Carrancas neste sábado (27), na última noite do São João de Petrolina. De volta à cidade onde nasceu, o cantor é recebido por um pátio completamente lotado, com milhares de fãs cantando em coro seus maiores sucessos. A apresentação marca o retorno de um artista que conquistou o Brasil sem perder as raízes sertanejas.

Dono de hits como “Cópia Proibida” e “Última Noite – Solo”, que acumulam milhões de reproduções nas plataformas digitais, Léo Foguete chega ao Melhor São João do Brasil como uma das atrações mais aguardadas da edição de 2026. Em clima de emoção, o público acompanha cada música em coro, transformando o Pátio Ana das Carrancas em um grande espetáculo.

Henrique e Juliano se apresentam na última noite do São João de Petrolina

Henrique e Juliano estão no palco do Pátio de Eventos Ana das Carrancas para a apresentação desta última noite de São João de Petrolina. A dupla, que figura entre as principais referências do cenário sertanejo nacional com marcas expressivas em plataformas de streaming, atrai um grande público para o encerramento do evento.

Durante o show, os irmãos apresentam um repertório composto por canções que marcaram a trajetória da carreira. A plateia acompanha em coro faixas como Cuida Bem Dela, Arrastão e Liberdade Provisória, mantendo a movimentação em todo pátio. O público aproveita os últimos momentos da programação do São João de Petrolina, que ainda terá o show de Nattan para fechar a programação.

Ascom

Brasileira denuncia capitão da seleção de Cabo Verde por estupro

Uma denúncia de estupro contra o atacante Ryan Mendes, capitão da seleção de Cabo Verde, está sendo investigada pela Polícia da Nova Zelândia. A acusação foi registrada por uma brasileira que trabalhava como intérprete da delegação durante a realização do Fifa Series, em Auckland, e relata ter sido vítima de violência dentro do hotel onde a equipe estava hospedada.

De acordo com uma reportagem divulgada pelo GE, o episódio aconteceu na noite de 27 de março, após a partida entre Cabo Verde e Chile. A brasileira, contratada pela Federação Neozelandesa de Futebol para atuar como intérprete e oferecer suporte operacional à seleção africana, permanecia hospedada no mesmo hotel da delegação e estava de plantão durante toda a competição.

Segundo o relato apresentado às autoridades, ela foi chamada para uma reunião em uma sala reservada à equipe, acreditando que prestaria auxílio profissional. No entanto, ao perceber que o encontro era uma confraternização, retornou ao quarto por não estar se sentindo bem.

Ainda conforme o depoimento, pouco tempo depois alguém bateu à porta do quarto. A intérprete afirma que abriu a porta imaginando tratar-se de uma demanda relacionada ao trabalho. Nesse momento, segundo a acusação, Ryan Mendes entrou no local, a agrediu fisicamente e cometeu o estupro. A vítima relata ter sofrido esganaduras, socos e mordidas enquanto tentava se defender.Após o ocorrido, a brasileira registrou fotografias das lesões aparentes, incluindo hematomas e ferimentos na boca, pescoço, perna e lateral do corpo. O material foi entregue à polícia e também obtido pela reportagem do ge, que preservou a identidade da denunciante.

A vítima recebeu atendimento em uma clínica especializada no acolhimento de sobreviventes de violência sexual. Ela passou por exame pericial e acompanhamento psicológico. O relatório médico aponta múltiplos hematomas nas mamas, pescoço e lábios, além de áreas doloridas no couro cabeludo e nas nádegas. O documento também registra duas lesões na região genital identificadas durante o exame.

Depois da assistência médica, a brasileira formalizou a ocorrência policial e foi submetida a novos procedimentos periciais. Ela afirma ainda que buscou apoio junto à Federação Cabo-Verdiana de Futebol, mas diz não ter recebido retorno. A Polícia da Nova Zelândia confirmou que o inquérito foi aberto em 10 de abril de 2026, na região central de Auckland. Em razão das leis de privacidade do país, as autoridades não informam oficialmente a identidade de investigados.

Ainda conforme apuração do GE, os investigadores já recolheram imagens das câmeras de segurança do hotel e aguardam o resultado definitivo dos exames periciais para concluir a investigação. Após essa etapa, caberá à polícia decidir se encaminhará o caso à Justiça. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\Durante o período em que esteve na Oceania, a seleção de Cabo Verde disputou duas partidas pelo Fifa Series: perdeu para o Chile por 4 a 2 no dia 27 de março e empatou em 1 a 1 com a Nova Zelândia no dia 30, vencendo a decisão por pênaltis por 4 a 2.

A Tarde

Trio Granah abre a última noite do São João de Petrolina com muito forró e romantismo

Reconhecido pela originalidade do trabalho e pela identidade musical que conquista o público, Trio Granah, foi o responsável por abrir a programação da última noite do Melhor São João do Brasil, no Pátio Ana das Carrancas, neste sábado (27). Com um repertório repleto de sucessos românticos e dançantes, o grupo deu início à despedida da festa em clima de celebração.

A programação segue com grandes atrações. Ainda sobem ao palco neste sábado os cantores Patrick Costa e Grelo, a banda Calcinha Preta, a dupla Henrique e Juliano e o cantor Nattan, encerrando a edição de 2026 do São João de Petrolina em grande estilo.

Ascom

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou na sexta-feira (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado. “A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

Bandeiras tarifárias – Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras.

Portanto, as cores são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos. Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100 kWh. Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.

Agência Brasil

Padres Marcos Guimarães e Carlos Augusto, já estão em Petrolina, após grave acidente em Serra Talhada

Os padres Marcos Antônio Guimarães e Carlos Augusto Faria, da Diocese de Petrolina, que sofreram um grave acidente na quarta-feira (24) na BR-232, após o carro em que estavam colidir contra um caminhão em Serra Talhada, tiveram graves lesões e receberam atendimento intensivo no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, com registro de politraumatismo, com lesões ortopédicas e torácicas. Os religiosos foram transferido na sexta-feira (26) para o Hospital Unimed, em Petrolina, após atendimento de urgência recebido na cidade de Serra Talhada, onde o veículo que viajavam, uma camionete colidiu com um caminhão, na última terça-feira (24) na BR 232.

O boletim anterior, do Hospital em Serra Talhada, apontou que o Padre Carlos Augusto teve múltiplas fraturas na face, sendo submetido à abordagem cirúrgica pela equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial, sem registro de lesões traumáticas intracranianas, abdominais ou pélvicas, apresentando uma contusão pulmonar de pequena extensão.  Já o Padre Marcos Guimarães apresentou politraumatismo com múltiplas fraturas na face, sendo submetido à abordagem cirúrgica pela equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial. Os exames não evidenciaram lesões traumáticas intracranianas, abdominais ou pélvicas, apresentando apenas contusão pulmonar de pequena extensão.

Em nota, assinada pelo Bispo Diocesano Antonio Carlos Cruz Santos, a Diocese de Petrolina informou que “a transferência ocorreu sem intercorrências, e o quadro clínico de ambos permanece estável”, destacando que “para garantir a tranquilidade e o bom andamento do tratamento, as visitas serão restritas aos familiares e a alguns padres da Diocese de Petrolina”. A Diocese agradeceu as orações e manifestações de solidariedade recebidas nos últimos dias, reforçando o pedido para que os fiéis continuem unidos em oração pela plena recuperação dos padres Carlos Augusto e Marcos Guimarães” e agradeceu “aos profissionais do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, pelo atendimento prestado aos sacerdotes, bem como aos padres da Diocese de Afogados da Ingazeira pela acolhida e apoio durante o período em que eles permaneceram na cidade”.

Da sanfona ao pagode, São João de Petrolina celebra a música sem perder suas raízes

A cada noite, o São João de Petrolina reafirma por que se tornou uma das maiores manifestações culturais do país. Nesta sexta-feira (26), o Pátio Ana das Carrancas recebeu milhares de pessoas para celebrar uma festa que preserva a tradição junina enquanto abre espaço para diferentes estilos musicais. Entre o forró, o pagode e o sertanejo, o público viveu mais uma noite marcada por grandes apresentações, emoção e pela identidade cultural que faz do evento uma referência no calendário nacional.

A programação começou com os shows de Ana Costa e Bia Frazzo, que levaram ao palco a força e a tradição do forró, aquecendo o público para a sequência de atrações da noite. Em sua estreia no São João de Petrolina, Rafhaela Santos conquistou a plateia com carisma e um repertório acompanhado em coro pelos fãs. Na sequência, o grupo Menos é Mais trouxe o pagode para o Pátio Ana das Carrancas, mostrando a pluralidade musical que marca a festa.

Na reta final da programação, Simone Mendes emocionou o público ao interpretar grandes sucessos da carreira. Em seguida, Wesley Safadão, um dos artistas mais aguardados da noite e presença já consagrada no evento, comandou um espetáculo de muita energia e interação com o público. O encerramento ficou por conta de Eric Land, que fechou mais uma noite histórica do São João de Petrolina.

Pela primeira vez na festa, a estudante de Engenharia Natacha Amorim, de Maceió, se encantou com a grandiosidade do evento. “Eu já tinha ouvido falar do São João de Petrolina, mas viver isso é completamente diferente. É uma festa grandiosa, organizada e com uma energia contagiante. Ano que vem estarei de volta”, destacou.

Agora, a expectativa se volta para o grande encerramento da edição 2026, neste sábado (27). Sobem ao palco Henrique & Juliano, Nattan, Léo Foguete, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa, fechando mais uma edição histórica do Melhor São João do Brasil.

Ascom

Caso Dark Horse: empresa ligada a filme tem sócio envolvido com o PCC

O empresário Alex Leandro Bispo dos Santos, conhecido como “Escorpião do PCC” — apontado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) como integrante da facção criminosa —, é sócio da empresa subcontratada pelo Instituto Conhecer Brasil (ICB) para um projeto de instalação de Wi-Fi na periferia de São Paulo. O ICB é presidido por Karina Ferreira da Gama, que também é sócia da Go Up Entertainment, produtora responsável pelo filme Dark Horse, sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil paulista sobre o contrato firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto apontam para um esquema de superfaturamento que chega a 230%. O acordo principal, orçado originalmente em R$ 108 milhões — com apurações indicando que as cifras totais podem atingir R$ 157 milhões —, previa a instalação de 5 mil pontos de internet sem fio (Wi-Fi) na capital paulista.

No entanto, a auditoria identificou uma discrepância severa nos valores: enquanto a estatal Prodam cobrava R$ 306 mensais por ponto de conexão, o ICB recebia uma taxa fixa de R$ 1.800 pelo mesmo serviço. Além das distorções de preço, a execução do contrato apresentou graves falhas e indícios de fraude. Das 5 mil antenas contratadas, a entidade instalou apenas 3,2 mil. Em um dos episódios mais críticos detalhados pelos investigadores, o município desembolsou R$ 2,7 milhões pela manutenção de 128 pontos de conexão, pagando por 12 meses de prestação de serviço que, na realidade, durou apenas dois meses. Segundo a polícia, o custo efetivo dessa operação deveria ter sido de somente R$ 273 mil.

O rastreamento do dinheiro revelou ainda que R$ 12 milhões do montante total do contrato foram repassados à empresa Favela Conectada Serviço e Tecnologia Ltda., de propriedade de Alex Leandro. Até dezembro de 2025, a empresa já havia recebido mais de R$ 3,8 milhões desse total. A principal hipótese com a qual a polícia trabalha é que parte dos recursos desviados dos cofres públicos paulistanos tenha sido direcionada para o financiamento e custeio da produção de Dark Horse.

Histórico criminal – Investigado no esquema de desvios, Alex Leandro possui um extenso histórico criminal que soma mais de 60 processos judiciais. Entre seus antecedentes constam três condenações por roubo e uma por extorsão mediante sequestro, crime que envolveu um sobrinho do político Eduardo Suplicy.

Devido a essas sentenças, ele cumpriu 13 anos de pena em regime fechado, período em que passou por penitenciárias de segurança máxima que abrigam a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), como a unidade de Presidente Venceslau. A possível ligação com a organização criminosa também é reforçada por relatos de vizinhos, que gravaram um vídeo no qual Alex afirmava possuir o “escorpião do PCC”, expressão apontada pelas apurações como um provável código ou símbolo do grupo.

Atualmente, Alex Leandro cumpre prisão preventiva e é réu pelo crime de feminicídio. Ele é acusado do assassinato de sua companheira, Maria Katiane Gomes da Silva, de 25 anos. O crime ocorreu em novembro de 2025, quando a jovem morreu após cair do 10º andar de um edifício residencial no bairro Vila Andrade, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com as investigações, imagens capturadas pelo sistema de segurança do prédio mostram Alex Leandro agredindo e arrastando a vítima pelo pescoço momentos antes da queda que resultou na morte.

Blindagem – As apurações também revelaram indícios de manobras administrativas para omitir a participação de Alex Leandro no negócio e blindar a empresa após o crime. Nos primeiros contratos firmados com o ICB, o suspeito assinou os documentos utilizando apenas o primeiro nome, “Alex”, omitindo seu sobrenome, número de CPF ou RG.

Posteriormente, em dezembro de 2025, logo após a repercussão da denúncia do feminicídio, a empresa Favela Conectada passou por uma reformulação: mudou sua razão social para Urban Connect e teve seu controle transferido para o nome de Tatiane Camargo de Oliveira Fernandes, que, segundo as investigações, reside no mesmo endereço de Alex. As partes envolvidas não haviam se manifestado até o fechamento desta reportagem.

Correio Braziliense

Seleção Brasileira encerra preparação e embarca para duelo decisivo contra Japão

Seleção Brasileira treinou neste sábado (27) com seus 25 jogadores disponíveis antes de viajar à tarde para Houston para enfrentar o Japão na segunda-feira, pela fase de 16-avos de final da Copa do Mundo de 2026. Com exceção do atacante Raphinha, que realiza um tratamento intensivo para tentar se recuperar de uma lesão na coxa direita, Carlo Ancelotti teve todos os seus jogadores à disposição no centro de treinamento de Columbia Park, em Morristown, Nova Jersey.

O técnico italiano comandou o treino da manhã, que começou com uma breve conversa com o elenco, antes dos exercícios de aquecimento e ativação conduzidos por seus auxiliares. A imprensa teve acesso apenas aos primeiros quinze minutos da atividade. Após liderar o Grupo C com sete pontos, os pentacampeões mundiais viajarão neste sábado às 14h00 locais (15h00 em Brasília) para Houston, Texas.

Na segunda-feira (29), enfrentarão no Estádio NRG, com capacidade para 68.300 espectadores, o Japão, que chegou aos 16-avos de final como segunda colocada do Grupo F, com cinco pontos. A seleção japonesa, que ficou dois pontos atrás do líder Países Baixos, venceu o Brasil por 3 a 2 no último confronto entre as duas equipes, um amistoso disputado em Tóquio em outubro de 2025. Com Ancelotti, a Seleção abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas acabou derrotada ao sofrer três gols no segundo tempo.

Diario de Pernambuco

Prefeitura de Juazeiro anuncia expediente especial em dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2026

A Prefeitura de Juazeiro publicou a Portaria nº 220/2026 que estabelece mudanças no expediente dos órgãos municipais nos dias em que a Seleção Brasileira irá disputar partidas pela Copa do Mundo FIFA 2026.

De acordo com a portaria, o expediente será encerrado uma hora antes do horário previsto para o início de cada partida. Após o término do jogo, as atividades serão retomadas uma hora depois, desde que esse período esteja dentro do horário regular de funcionamento do órgão ou entidade. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), data em que a Seleção Brasileira tem uma partida marcada para as 14h. Assim, na segunda-feira, os servidores serão liberados às 13h.

A medida tem como objetivo permitir que os servidores municipais acompanhem os jogos da Seleção Brasileira sem comprometer a continuidade dos serviços públicos. Os gestores de cada órgão ficarão responsáveis por adotar as providências necessárias para garantir a adequação das atividades administrativas.

A alteração não se aplica aos serviços públicos essenciais e indispensáveis, como saúde, limpeza pública, fiscalização, Guarda Civil Municipal, mobilidade urbana, defesa civil, serviços funerários e demais atividades que não podem ser interrompidas. Nesses casos, poderão ser organizados plantões e escalas especiais para assegurar a continuidade do atendimento à população.

Ascom

Eric Land leva o melhor do forró e vaquejada ao palco do São João de Petrolina

Depois de uma noite marcada por grandes apresentações, o público permaneceu no Pátio Ana das Carrancas para acompanhar o último show da programação, que manteve a energia da festa em alta até os minutos finais.

Eric Land encerrou a programação em grande estilo. O cantor cearense abriu a apresentação ao som de “Chorei na Vaquejada”, sendo recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou a música em coro e deu início a uma verdadeira celebração do forró.

Com uma carreira em constante ascensão e consolidado como um dos principais nomes da nova geração da música nordestina, Eric Land apresentou um repertório repleto de sucessos que misturam forró, vaquejada e piseiro. Do início ao fim, o artista manteve a energia em alta, colocando as pessoas para cantar, dançar e viver intensamente mais uma noite do melhor São João do Brasil.

Ascom

123