Alunos do Plenus Colégio distribuem livros em praça pública no aniversário de Petrolina

(Foto: ASCOM)

A iniciativa faz parte do projeto ‘Fuscateca’. (Foto: ASCOM)

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso fizeram  a distribuição gratuita de aproximadamente mil livros para os moradores do bairro Vila Esperança, em comemoração aos 121 anos de Petrolina (PE), celebrado nesta quarta-feira (21).

Qualquer pessoa podia levar os exemplares. A iniciativa faz parte do projeto ‘Fuscateca’, que leva à comunidade obras infantis, infanto-juvenis e clássicos da literatura  brasileira e mundial.

Os estudantes passaram pelas ruas convidando os moradores para participarem da iniciativa. A entrega dos livros aconteceu na praça do bairro. O professor e coordenador do Fuscateca, Vlader Nobre, explicou que o projeto é desenvolvido em conjunto com outros programas de incentivo à leitura, idealizados pela escola, como o ‘Clube da Leitura, ‘Leia Mais’ e o ‘Concurso Plenus de Literatura’.  De acordo com ele, os alunos que distribuíram os exemplares também acompanharão os moradores durante a leitura. “Nossos discentes pegaram o endereço desses leitores e o objetivo agora é acompanhá-los, incentivando a concluírem a leitura e irem atrás de outras obras”, afirmou.

Rebeca Amorim, de 13 anos, estudante e moradora do Vila Esperança, escolheu três livros no gênero de suspense. A jovem disse que a leitura é um dos seus principais lazeres, e que fica a noite toda acordada quando se interessa por uma história. “As coisas [o enredo] ficam na minha mente o tempo todo e só sai depois que termino de ler o livro”.

Quem a entregou os três exemplares foi o aluno do Plenus, Tarcio Samir Otsuka, 11 anos. Cursando o 6º ano do Fundamental, o rapaz é participante assíduo do programa Clube da Leitura. Nesta quarta-feira, foi um dos estudantes que saíram de porta em porta e depois ele ajudou a receber a comunidade na praça distribuindo os livros. “Fazemos isso para ajudar as pessoas a entenderem que a leitura é importante na vida de qualquer um e que descobrimos vários universos quando lemos”, pontuou.

Presente de 21 de setembro

Segundo a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a doação dos exemplares foi realizada no aniversário de Petrolina porque “a escola considera o livro o maior presente que se pode dar a uma pessoa”. Para Sílvia, a iniciativa também busca incentivar a cidadania. “A leitura humaniza, educa e conscientiza o leitor. Por tanto, o colégio não vê presente maior para a sociedade do que um livro”.

Opinião compartilhada por Meury das Graças Nabuco, mãe de duas meninas da comunidade, que recomenda as filhas a manterem o hábito de leitura. “A mais velha tem 11 anos e a mais nova tem quatro, mas as duas já são apaixonadas pelos livros. “Estou sempre incentivando para que continuem assim, porque nada se consegue no mundo sem o conhecimento, que só se adquire através da leitura”, disse a moradora, elogiando o Fuscateca. “É uma oportunidade para quem gosta de ler muito, mas não pode comprar tantos livros assim”, concluiu.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta