Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Dermatologista do IMIP dá dicas de como utilizar o protetor solar de maneira eficaz e segura 

(Foto: Internet)

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, o uso de protetor solar é muito importante para se proteger do sol. Pensando nisso, o especialista dá algumas dicas de como utilizar o produto de forma eficaz e segura, chamando atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Segundo informações do especialista, o protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita liberação de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora.

Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia, por exemplo. É indicado ainda o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros, como aliados ao uso do protetor, esse sempre indispensável.

Dicas para crianças:

– Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de insolação é alto. Até os 6 meses de idade, no entanto, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação.

– O ideal é manter os bebês novinhos na sombra, com camisetas e chapéu – principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte A partir do sétimo mês, a proteção solar deve se tornar um hábito.

– O fator de proteção 30 é o indicado para a maioria dos pequenos, mas, caso a pele do bebê seja muito clara, o melhor é optar por um FPS acima de 40. Além disso, o protetor ideal é o que bloqueia tanto os raios UVA (de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao envelhecimento da pele) como os UVB (responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura).

– Para adultos e crianças é preciso aplicar uma camada generosa de protetor antes da exposição ao sol, pois ele costuma demorar, em média, 20 minutos para penetrar na pele.
Segundo o dermatologista, cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, por isso, todo cuidado é pouco na hora de se proteger do sol.

Para curtir o verão e manter a saúde as dicas são: beber muito líquido, dando preferência à água mineral, água de coco e sucos naturais; optar por roupas leves, de preferência de algodão; realizar refeições leves ao longo do dia e, se possível, frescas ou na temperatura ambiente; utilizar as proteções indicadas e usar um hidratante pós-sol para pele.

Deixe uma resposta