Dezembro Laranja: UPAE destaca importância da campanha contra o câncer de pele

(Foto: Internet)

Dezembro é conhecido pelo mês de conscientização sobre o câncer de pele e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) destacou a importância da campanha nacional conhecida como ‘Dezembro Laranja’.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele e para o biênio 2018/2019 estima-se que surjam mais de 165 mil novos casos. Homens devem ter cuidado já que a doença acomete mais o público masculino.

A causa principal para essa doença é a exposição excessiva ao sol. Os primeiros sintomas são o aparecimento de uma mancha ou pinta de cor castanha a escura, como um nódulo avermelhado, da cor da pele e brilhoso, ou ainda como uma ferida nova que não cicatriza e/ou que machuca até mesmo com a passada de uma toalha.

Se diagnosticado precocemente as chances de cura superam 90%. Utilizar protetor solar, evitar os horários de maior incidência solar – entre 10h e 16h – e se proteger com bonés e chapéus são algumas das recomendações.

Deixe uma resposta