Para minimizar falta d’água no município, prefeitura de Campo Formoso pede colaboração da população

(Foto: ASCOM)

Recurso básico para a manutenção da vida, a água é elemento essencial para a sobrevivência de seres humanos,  animais e vegetais. Em Campo Formoso (BA), município com mais de 190 comunidades, esse recurso é abundante em algumas localidades e em outras, por características regionais e escassez de chuva, é elemento raro. Para suprir essa necessidade, a gestão municipal vem empenhando todos os seus esforços, com equipes atuando diariamente na busca pela resolução dos problemas relacionados a água.

Atualmente, Campo Formoso conta com 151 pontos de abastecimento de água e 30 barreiros no interior, atendidos por 10 carros-pipa, por meio da “operação carro-pipa”, parceria entre Ministério da Integração e Exército Brasileiro. O custo chega a mais de R$100 mil por mês, para atender as comunidades em situação de emergência.

Um dos grandes problemas enfrentados é o desperdício de água nas localidades, uso irracional, caixas d’água sem boia, mangueiras que ficam jorrando água por horas para molhar plantas, entre outros abusos. O fato de não pagar pela conta de água, deixa as pessoas despreocupadas e todo esse desperdício afeta diretamente no abastecimento das comunidades.

Ações

Além das ações das equipes da Secretaria de Infraestrutura na manutenção, conserto e instalação de bombas nos poços artesianos, a gestão vem buscando junto ao Governo do Estado e a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), parcerias para ajudar na resolução do problema de abastecimento. Recentemente, a prefeitura assinou um convênio com a Superintendência de Defesa Civil da Bahia, para locação de mais dois carros-pipa que atenderão a comunidade de Poços e região. Essa aquisição vai melhorar o atendimento nessa região, levando mais água para a população.

Outra conquista de grande importância foi a adesão da prefeitura ao programa Água Potável, onde foram disponibilizados 3 carros-pipa que distribuirão água em mais de 42 novos pontos de abastecimento. Além dessas duas parcerias, será instalado nos próximos dias um novo poço artesiano no povoado de Vanvana, para abastecimento dos carros-pipa, otimizando assim, a distribuição de água na zona rural de Campo Formoso.

Deixe uma resposta