Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

PF realiza operação em Salvador e municípios do interior da Bahia

(Foto: A Tarde/Reprodução)

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã dessa terça-feira (21) em Salvador e alguns municípios do interior do estado. 19 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de afastamento do cargo de prefeito foram cumpridos.

Denominada de Offerus, o objetivo da operação é desarticular um esquema criminoso de fraude em licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a contratação de serviços de transporte escolar.

Segundo a PF, 90 policiais e 21 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) participam da operação. Além de Salvador, a ação está sendo realizada em Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado.

Interior da Bahia

Em Pilão Arcado e Ipirá a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e também do afastamento do cargo dos prefeitos Afonso (PP) e Marcelo Brandão (DEM), respectivamente. Já em Alagoinhas e Casa Nova, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 38 milhões em bens pertencentes aos investigados, que são antigos gestores.

O esquema

Segundo as investigações da PF, iniciadas em 2017, as licitações eram direcionadas para beneficiar um grupo de empresas pertencentes a um empresário, que terceirizava integralmente a execução dos contratos para motoristas locais a preços inferiores, apropriando-se da diferença, que lhe rendia cerca de 300 mil reais mensais.

Deixe uma resposta