Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Projeto petrolinense sobre plantas medicinais é destaque regional

(Foto: Reprodução/Internet)

Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina repercutiu em Pernambuco no começo dessa semana. O Jardim Suspenso busca promover hábitos saudáveis e tratamentos alternativos para doenças mais simples através do uso de plantas medicinais.

Os estudantes de medicina vão até escolas orientar os jovens sobre as plantas e incentivar o atendimento humanizado dos profissionais. Tudo começou no bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina, onde foi construída uma horta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com plantas doadas pelo Recanto Madre Paulina. As plantas medicinais serão utilizadas pela comunidade local de forma gratuita.

“Nosso objetivo era pensar em melhorias para o local e, como a maioria dos atendidos lidava com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tivemos a ideia de propor medidas que acrescentassem ao tratamento tradicional”, conta Eliene Cerqueira, estudante do primeiro período de medicina e integrante do projeto.

O projeto foi orientado pelo professor Aristóteles Cardona, que falou sobre a relevância da iniciativa. “Muitas vezes o pessoal entra na universidade com uma perspectiva de conhecimentos baseados em livros e muito pouco na realidade concreta. Projetos assim estimulam novas práticas na medicina, aproveitando os saberes populares”, disse.

Com informações do JC

Deixe uma resposta