Secretário de Defesa Social Segurança garante a segurança no carnaval de Pernambuco

(Foto: Internet)

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Gioia, garantiu que as mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar, anunciadas nesta sexta (17), não trarão prejuízos ao esquema de segurança durante o Carnaval. Gioia afirmou que a mudança no comando da Polícia Civil tem caráter reestruturador e já vinha sendo programada há algum tempo.

 Com a saída de Antonio Barros, que ocupava a chefia há dois anos, e a entrada de Joselito Kehrle, até então na Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), a Civil ganha expertise na repressão a homicídios, principalmente na investigação e combate a grupos de extermínio.

“Daremos direcionamento diferenciado a essas operações. São poucos os casos de prisões de homicidas em flagrante”, disse o secretário. Na comparação entre janeiro de 2016 e o mesmo mês deste ano, o aumento no número de homicídio foi de 35%.

Já a troca do comando da Polícia Militar foi feita a pedido do coronel Carlos D’Albuquerque, que deixa o cargo para Vanildo Maranhão, que integra a Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e tem perfil operacional. D’Albuquerque volta à reserva da corporação. O destino de Antonio Barros na Civil ainda não foi definido. O comando do Corpo de Bombeiros continua com o coronel Manoel Cunha.

“Adotamos medidas legais há três meses para evitar deflagração de greves, que atentam contra a legislação. A Constituição veda qualquer manifestação de greve à categoria”, acrescentou Gioia. Cerca de 50 policiais estão passando por processos disciplinares por envolvimento em ações sindicais, que é vedado por lei. Alguns já tramitam na Justiça Militar, inclusive contra os presidentes das duas associações.

Com informações do FolhaPE

Deixe um comentário