Seduc realiza 1º Circuito Sistema de Avaliação da Educação Básica em Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro (BA), através da Escola de Formação dos Educadores (EFEJ) realizou na última sexta-feira (8), o 1º Circuito Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de preparar os educadores para melhorar a aprendizagem do aluno e, consequentemente, atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira. O evento reuniu os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, no auditório da secretaria.

De acordo com a diretora da EFEJ Cristine Hermenegildo, várias mudanças do Saeb estão sendo implementadas em 2019. “A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, deixarão de existir com essa nomenclatura. A partir desse ano, todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb. A Seduc junto com a EFEJ, buscando melhores resultados para a rede municipal, irá desenvolver várias ações desde as formações, aplicações de simulados, visitas técnicas, plantões Saeb, entre outras. Temos previsto para este ano mais dois Circuitos, um em julho e outro em outubro com os coordenadores pedagógicos”, explicou Cristine.

Outra novidade prevista para este ano, é que o Saeb deve incluir também a Educação Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio. O 3º ano do Fundamental, que era avaliado pela ANA, deixa de ser avaliado. Essa mudança acontece devido a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o fim do ciclo de alfabetização no 2º ano e não mais no 3º.

Antes, as provas abrangiam apenas conhecimentos de matemática e português. A partir de 2019, os alunos do 9º ano farão provas também de ciências da natureza e ciências humanas, em uma tentativa de aproximar os exames brasileiros do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e verificar aprendizados de forma mais ampla.

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