Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Toffoli assume como presidente do STF e pede prudência e harmonia entre poderes

Dias Toffoli (Foto: Pedro Ladeira/ Folhapress)

Na tarde desta quinta-feira (13), em cerimônia na Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli foi empossado como novo presidente do STF. Em seu discurso, ele pediu “prudência” ao Judiciário e harmonia com o Executivo e o Legislativo.

“A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes da República são mandamentos constitucionais, não somos mais nem menos que os outros Poderes”, disse. “Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à nação brasileira, por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência”, afirmou Toffoli

O ministro defendeu ainda que é dever do Judiciário “pacificar os conflitos em tempo socialmente tolerável” e que é “hora de valorizar o entendimento e o diálogo”. Toffoli ainda propôs um “pacto nacional entre os poderes da República” por meio de “um diálogo franco e propositivo” e a construção de uma “agenda comum” com toda a sociedade.

Com 50 anos, Toffoli é o ministro mais novo a assumir o posto. Ele se tornou ministro do STF em 2009, nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes de ingressar no Supremo, Toffoli chefiou a AGU (Advocacia-Geral da União). Já no STF, foi também ministro do TSE, tribunal que presidiu entre 2014 e 2016. (Com informações do site UOL)

Deixe uma resposta