Tradicional festa dos caretas mantém viva a cultura popular em Santana do Sobrado

(Foto: Ascom)

No último fim de semana, o distrito de Santana do Sobrado viveu mais uma edição da sua centenária e lendária festa dos caretas. Durante o sábado de aleluia (20) e o domingo de Páscoa (21), homens, mulheres, crianças, se fantasiaram e distribuíram alegria e irreverência pelas ruas da comunidade, que pertence ao município de Casa Nova (BA).

A tradição, que vem da “antiga Santana”, mexe com o sentimento e o imaginário dos moradores e visitantes. A festa tem simbologia social, cultural e religiosa. A caça aos Judas durante o sábado, o passeio público da figura do Judas no domingo, mostrando que aquele que traiu Jesus deve ser queimado em praça pública.

Antes de ser queimado, no entanto, o Judas deixa seu testamento aos moradores do local e, em seguida, se desfaz em chamas com um grande show pirotécnico.

Há três anos, a festa tem tomado uma proporção maior, atraindo milhares de visitantes. Para estimular o crescimento da tradição, a Prefeitura tem investido, desde a confecção das fantasias até a estrutura, logística e realização de shows com bandas regionais.

Como faz todos os anos, o deputado estadual Tum, entusiasta da brincadeira, vestiu a fantasia e foi pra rua, assim como centenas de Casanovenses e turistas, além de ter garantido, junto ao governo municipal, o apoio necessário para a manutenção dessa tradição.

Um Comentário

Deixe uma resposta