Vereadora Cristina Costa aprova projeto de lei que beneficia crianças e adolescentes que sofrem com depressão, em Petrolina

Vereadora Cristina Costa – PT. (Foto: ASCOM)

Na sessão desta quinta-feira (12), da Casa Plínio Amorim, a vereadora Cristina Costa (PT), aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 023/2018 que trata de um problema de saúde pública que é a depressão infanto-juvenil. A proposta é instituir a Semana Municipal de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil, que será realizada do dia 08 a 14 de Outubro de cada ano, no município de Petrolina (PE).

“Estamos vivenciando aqui em Petrolina um alto índice de jovens que estão se suicidando. Então é um projeto que quer promover o debate sobre a depressão infanto-juvenil, porque temos jovens de treze anos, quinze anos, que estão se cortando, se mutilando, tentando suicídio e os pais não estão sabendo como enfrentar isso. Os pais ficam impedidos de trabalhar porque precisam cuidar dessas crianças. Então é nessa perspectiva que nós estamos apresentando esse projeto, para trazer a conscientização no período de outubro que é o mês da criança. Vamos debater o assunto nas escolas, ONGs, hospitais, postos de saúde, pra gente ajudar, porque muitos desconhecem”, justificou a vereadora.

Cristina Costina Costa disse também que a ideia do projeto é fazer com que esse problema, tão grave na cidade de Petrolina, não fique apenas no debate ou no campo das ideias. É preciso tomar inciativas práticas, segundo ela.

“O primeiro passo é levar as informações ao conhecimento da população. Depois disso, vamos orientar para saber qual o diagnóstico, qual é o tratamento adequado e principalmente auxiliar na detecção das possíveis causas. Depois disso diagnosticado, a gente encaminhar para os especialistas. Isso é uma prevenção e a gente vem contribuir para evitar que essas crianças se suicidem”, falou a vereadora.

Foi o décimo projeto da vereadora aprovado por unanimidade na Casa Plínio Amorim, de fevereiro até agora. Pelo menos quatro deles, já são leis sancionadas pelo Prefeito Miguel Coelho.

Entre os projetos já sancionados estão a implantação da Patrulha Maria da Penha, a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, a campanha de conscientização de problemas de saúde pública, a exemplo do câncer infantil, síndrome do transtorno do pânico (campanha para o mês de setembro), a campanha “Coração de Mulher”, de alerta e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares e a lei de conscientização de cuidado com os animais, que propõe o mês de dezembro para reflexão sobre o abandono de animais na cidade de Petrolina.

A vereadora atribui as aprovações de seus projetos à consciência dos colegas do poder legislativo municipal sobre o papel dos parlamentares.

“Cada projeto desse tem haver com a realidade que se encontra o município de Petrolina e o convencimento, o debate com os colegas para dizer que precisamos aqui legislar com projetos que possam ajudar a população. Então, diante das demandas, diante das necessidades, os colegas estão reconhecendo e graças a Deus estão nos ajudando aprovando esses projetos e dialogando conosco”, externou a vereadora.

Deixe um comentário