9ª edição da Semana do Bebê acontece nesta semana em Juazeiro

(Cartaz/Divulgação)

Com uma extensa programação, a Prefeitura de Juazeiro (BA) vai realizar de 13 a 17 de maio, a 9ª edição da Semana do Bebê, com o tema ‘Acolher, do Nascer ao Crescer’, um evento intersetorial que reúne as Secretarias de Educação e Juventude (SEDUC), Saúde (SESAU) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS).

Com o objetivo de garantir e fortalecer o desenvolvimento infantil como prioridade do município, a Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

A cada edição acontecem inúmeras ações, buscando fortalecer os cuidados com as crianças no período da primeira infância, com temáticas como a mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, através de oficinas, palestras, atividades lúdicas e culturais.

A assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, disse que o direito à educação, saúde de qualidade, convívio social saudável e o brincar, são pilares básicos que precisam ser garantidos às crianças desde os seus primeiros anos de vida, a chamada primeira infância. “Nós queremos fortalecer cada vez mais estas ações, mostrando que todos podem se mobilizar e contribuir. Durante a próxima semana as Escolas de Educação Infantil – EMEI’s, da rede municipal vão realizar uma extensa programação para os cinco dias do evento com palestras, oficinas e inúmeras atividades para os alunos, pais e a comunidade. As secretarias de Saúde e SEDES também vão realizar uma programação especial”, informou.

As atividades acontecem nas unidades escolares, Hospital Materno Infantil e nos CRAS do município. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, Lorena Pesqueira, a abertura do evento será na próxima segunda-feira (13), na EMEI Arlinda Alves Varjão, no bairro Pedro Raimundo. “Durante a abertura serão realizadas ações integradas de saúde, educação e social e apresentações culturais com as crianças da EMEI. Durante toda semana, vamos discutir as melhores formas de cuidados com as mães e os bebês, com o objetivo de atender cada vez melhor esse público”, garantiu.

De acordo com Fátima Carvalho, Diretora de Proteção Especial da SEDES, a Semana do Bebê já faz parte do calendário de Juazeiro. “É um momento de discussões importantes e, neste nono ano do evento, vamos envolver grande parte do público atendido pelo CRAS e CREAS, e levar ações que trazem resultados efetivos no dia a dia das crianças e das mães”, afirmou.

A Semana do Bebê de Juazeiro conta também com a parceria da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade de Pernambuco (UPE). Clique aqui e confira a Programação da Semana do Bebê.

Deixe uma resposta