Abertura de semestre da Facape debate desafios e perspectivas do Ensino Superior

Semana da Integração 1

As aulas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) já começaram e o novo semestre foi aberto com a presença dos gestores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Petrolina e Juazeiro. Recebidos pelo presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, eles discutiram os desafios e as perspectivas do Ensino Superior na região.

O evento foi realizado na noite de ontem (15) e contou com a participação do vice-reitor da Univasf, Télio Nobre Leite; do diretor do DTCS da Uneb, Jairton Fraga; e do coordenador setorial de Pós-graduação e Pesquisa da UPE, Paulo Adriano Schwingel. Calouros e veteranos lotaram o auditório principal da Facape, atentos às considerações de cada gestor. Também estiveram presentes o diretor acadêmico da autarquia, Antonio Habib, e o diretor financeiro/administrativo, Alessandro Brito. O debate foi mediado pelo professor da Facape, Dr. Carlos Gonçalves.

Foram abordados assuntos como a interiorização do Ensino Superior, o avanço da mobilidade discente entre as instituições, a qualificação constante dos professores universitários e a possibilidade de novas parcerias. Para o professor Jairton Fraga, da Uneb, agora é preciso avançar na construção da cooperação docente. Segundo o professor Rinaldo Remígio, a Facape e a Univasf já saíram na frente a fim de garantir a mobilidade entre os professores.

“As procuradorias jurídicas da Facape e da Univasf estão analisando um convênio que viabiliza essa mobilidade docente, em que professores poderão dar aula nas duas instituições. Ao longo desses últimos anos, a Facape vem ampliando as parcerias, beneficiando não apenas a comunidade acadêmica, mas toda população do Vale do São Francisco, seja por meio dos projetos de extensão ou por convênios com outras IES”, explicou Remígio.

Deixe uma resposta