Acerola produzida em Sobradinho começa a ser exportada para mercados internacionais

Desde novembro do ano passado, produtores de acerola do interior de Sobradinho (BA), apoiados pela Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), estão comercializando sua produção junto à exportadora Sono Brazil, que comercializa as frutas principalmente nos mercados europeu e norte americano.

As acerolas que começaram a ser exportadas com o apoio da Cooperparaíso são produzidas basicamente em regime familiar em diversas comunidades de todo o município de Sobradinho. O destaque principal são as acerolas verdes, em que são extraídos concentrados de vitamina C e vendidos para o mercado internacional, sendo utilizada nas indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias e de conservantes.

O articulador de campo da cooperativa, Geovan Souza, responsável pela logística de transporte e armazenamento das acerolas exportadas, reconhece que nesse início do projeto o volume negociado, algo em torno de 7 toneladas por semana, ainda é pequeno. Porém, mostra entusiasmo com o futuro das exportações.

O dirigente de cooperativa afirma que este projeto será o diferencial na geração de emprego e fortalecimento da economia da cidade de Sobradinho. “Atualmente cada propriedade está empregando cinco pessoas em média, isso já está fazendo uma diferença no município; e em pouco tempo, a meta é gerar mais de 2 mil empregos”, disse.

Deixe um comentário