Aero Cruz volta a defender aumento de mil reais na cota de combustível para vereadores de Petrolina

Vereador Aero Cruz. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aero Cruz (MDB), em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (19), voltou a defender o aumento de mil reais na cota de combustível para os vereadores do município. A principal crítica da população petrolinense se refere ao fato de o aumento acontecer em um momento delicado que todo o país atravessa com a pandemia do coronavírus.

Segundo Aero, não houve clamor da população. “O que houve foi a manifestação de alguns contrários e parte da imprensa aproveitou essa oportunidade e colocou. Até porque não foi colocado o que realmente tinha feito. Para ser bem justo e profissional a impressa tem que ser correta”, criticou.

O parlamentar disse ainda que vai continuar com o projeto em busca de sua aprovação. “Eu poderia ter feito por portaria, mas procurei fazer por lei, passando pelas comissões, passado pelo cenário e também fico seguro em colocar porque não teve nenhum voto contrário, apenas uma abstenção”, afirmou.

Aero disse ainda que quando o processo for julgado, seja aprovado ou reprovado, a Câmara de Vereadores dará conhecimento à população da decisão no próprio plenário da Casa Legislativa.

Imprensa desinformada de Petrolina

O presidente ainda atacou parte da imprensa sob o argumento de que houve “falta de informação” na divulgação da decisão judicial que acatou uma liminar interposta pelo advogado Julio Lossio Filho suspendendo o aumento, o que foi encarado como uma “derrota” para a Câmara de Vereadores.

Na verdade o que aconteceu, ao contrário do que alguns da imprensa e alguns blogueiros colocaram, nós não tivemos derrota na justiça, porque não foi julgado ainda. Você não pode ter derrota quando ainda não foi julgado. Então quero aclarar que isso não aconteceu, ao contrário do que alguns blogueiros colocaram, acho que com falta de informação ou não se ativeram à decisão”, disparou.

Segundo o vereador, a lei anterior previa uma cota de 700 litros para cada vereador e, como a nova lei, essa cota irá diminuir para 440 litros. Além disso, a lei anterior previa o uso de dois carros, enquanto a nova prevê o uso de apenas o carro. O aumento de mil reais, ainda de acordo com Aero, se deve aos vários aumentos do preço do combustível nos últimos anos.

Existia uma lei de 700 litros e nós reduzimos para 440 litros visando o vereador que tem acesso ao interior. A gente estava colocando isso para contemplar os vereadores do interior. Essa foi a nossa intenção. Mas isso não quer dizer que todos os vereadores vão usar. Há um reajuste, porque esse valor está desde 2019 e já teve 18 aumentos de combustível e, de certa forma, estava impedindo o custeio dos vereadores do interior e da área irrigada“, afirmou.

Deixe um comentário