Agricultura Familiar ganha incentivos de governos em Petrolina

Af 1

Vale do São Francisco é destaque na produção da fruticultura irrigada a exportação de frutas só é possível graças ao trabalho diário de agricultores, homens e mulheres que com a lida no campo levam alimentos que abastecem os lares no Brasil e no mundo.

Em Petrolina os pequenos agricultores que sofriam com a falta de oportunidades de ter uma renda estável com o serviço de Agricultura Familiar, agora contam com o apoio logístico do executivo municipal desde a plantação até a colheita.

A gestora da secretaria de Cidadania, Célia Regina esteve reunida com a equipe do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo secretário executivo Dario Lopes, este fez um estudo sobre a Agricultura Familiar que ponta que Petrolina tem 491 famílias cadastradas no PAA, que recebem incentivos para a produção de suas lavouras.

Manga, tomate, melancia entre outras culturas, contam com um apoio municipal para fortalecer a agricultura familiar  no município. A cada oito meses segundo o executivo municipal a cidade investe 2 milhões de reais na agricultura familiar, o recurso vem da parceria com o Governo federal, e é distribuído de uma ponta a outra do município, beneficiando mais de 3 mil pessoas cada mês.

O senhor Antônio Rosa, agricultor do projeto Senador Nilo Coelho, destaca que hoje vive outra realidade,“ a palavra que posso usar para o PAA é tranquilidade! Hoje eu planto, e sei que vou receber o dinheiro com a minha colheita ”, disse o agricultor.

No assentamento Mandacaru, a agricultora Nivalda Pereira de Araújo, entrega sua produção ao PAA, há cinco (5) anos, e tem no Programa a certeza que sua produção será escoada com tranquilidade. “A certeza que temos, é que o programa só tem nos ajudado. Às vezes estamos apertados, mas no dia certo, o pagamento é efetuado, isso é segurança para nós!” enfatizou a agricultora.

O prefeito Julio Lossio destacou o incentivo a agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos. “Eu acredito verdadeiramente na força da agricultura familiar e tenho certeza que as ações que temos desenvolvido através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na cidade, vem fortalecendo o combate à fome e fomentando o direito à alimentação adequada”, disse.

Deixe uma resposta