Alta do preço da carne bovina anima produtores de frangos e porcos

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A alta do preço da carne de boi nos últimos meses tem animado os produtores de outros tipos de proteína, como de suínos e aves. De setembro a dezembro, na região de São Paulo, os preços subiram 32% no caso da carne de porco e quase 20% no do frango.

Porém, apesar de ter pesado no bolso de quem compra, os criadores pouco sentiram os ganhos na ponta. “O que a gente está sentindo agora é uma recuperação do poder de compra, ou seja, o mercado saiu da inércia, mas não que seja algo grande”, aponta Elias Zydek, diretor-executivo da Frimesa, cooperativa paranaense que atua no mercado de carne suína, leite e derivados.

Ele ressalta que os ganhos também entraram como forma de compensar perdas anteriores, já que os preços desse tipo de produto pouco variaram nos últimos anos. A dinâmica diferenciada de cada cadeia produtiva explica parte do fenômeno. Enquanto produtores de frangos e suínos estão, na maioria, organizados de forma integrada, o mercado independente domina a venda da carne bovina.

O embarque de produtos avícolas nacionais cresceu 18% entre janeiro e outubro. Além disso, em setembro, mais quatro frigoríficos de aviários do Paraná foram habilitados para comercialização com a China, tornando o estado, sozinho, responsável por mais da metade da exportação desse tipo de carne para o país. Já no mercado de suínos, a quantidade total vendida pelo Brasil para o mercado chinês aumentou 42,5% e o faturamento, quase 64%, no acumulado do ano.

Santa Catarina é o destaque, respondendo por 57% de toda a exportação nacional do ramo. Apenas China e Hong Kong arcaram com 60% de todo o faturamento do embarque de porcos catarinenses. No início de novembro, mais sete frigoríficos do estado foram habilitados para exportar subprodutos de carne suína para o país asiático. Estima-se que os produtores catarinenses aumentem o faturamento em US$ 15 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por mês.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe um comentário