Aniversário de 15 anos do CIAM é celebrado com festa em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Uma solenidade com direito a benção religiosa, música ao vivo, bolo, parabéns e muita animação, marcou a comemoração dos 15 anos de implantação do Centro Integrado de Atendimento a Mulher de Juazeiro – CIAM, na última segunda-feira (23). O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) aconteceu na sede do equipamento, localizado à Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.

A comemoração reuniu diversas lideranças e autoridades locais focadas na defesa dos direitos da mulher. No seu discurso, a Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, agradeceu ao prefeito Paulo Bomfim pela oportunidade de estar à frente da secretaria e fazer parte desse momento tão importante na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres. “O momento é de agradecer ao nosso prefeito por investir no desenvolvimento das políticas públicas sociais de forma geral e principalmente no que diz respeito à defesa da mulher e a todos que construíram esses 15 anos de lutas, história e conquistas”, destacou a secretária Cida Gama.

Para a Tenente da PM/BA Ana Maria que participou da solenidade representando a Ronda Maria da Penha, os 15 anos do CIAM representam um legado de conquistas para a rede de enfrentamento contra a violência à mulher. “Ver um equipamento como o CIAM completar 15 anos de existência é uma alegria muito grande. O Centro é um elo muito forte na rede de proteção à mulher, pois é nele que elas recebem todo o encaminhamento e apoio social necessário em momentos críticos. Parabéns a todos que fazem do CIAM um sucesso”, disse a Tenente.

A solenidade cotou com a participação da cantora Andrezza Santos, que encantou a todos com a sua musicalidade e dos músicos Regis Bahia e Erinaldo Alves que também animaram a festividade com música ao vivo, teve ainda um momento de oração conduzido pela ministra da palavra da paróquia Nossa Sra. das Grotas, Vera Galvão.

CIAM 

Implantado em Juazeiro em dezembro de 2004 o CIAM oferece no local espaço para alimentação, para higiene pessoal e atividades coletivas, atuando na promoção de direitos por meio das diferentes políticas públicas municipais. As mulheres chegam à unidade através de encaminhamentos de outras instituições de proteção à mulher e também por demanda espontânea. Após acolhimento, aquelas que apresentam demandas de saúde são encaminhadas para acompanhamento nos Centros de Saúde de referência e para outras unidades que se fizerem necessárias. As assistidas são encaminhadas e acompanhadas pelas técnicas a outros órgãos de proteção à mulher.

Propício para convivência e socialização, também oferece atividades socioeducativas, oficinas e organizações de coletivos de mulheres que promovem a criação ou restabelecimento de vínculos familiares.  São realizadas ainda atividades de prevenção e promoção da saúde, a partir da estratégia de redução de danos, garantindo a proteção social integral e encaminhamentos a cursos profissionalizantes e para o mercado de trabalho. A equipe que atua no CIAM é composta por: assistente social, advogada, educadora social, psicóloga, auxiliar de limpeza e auxiliar de portaria. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.

Deixe uma resposta