Após procurar unidades de saúde para emissão do Cartão SUS, usuário não consegue serviço e questiona prefeitura de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Uma nota divulgada pelo “Informa Petrolina” orienta usuários sobre a importância do Cartão SUS, para a realização de procedimentos na rede de saúde pública. Segundo o informativo, o documento pode ser emitido em qualquer posto de saúde da cidade.

No entanto, um leitor procurou o Blog Waldiney Passos, questionando a veracidade do informativo divulgado pela prefeitura, já que segundo ele, ao percorrer os postos dos bairros Santa Luzia, Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim, Terra do Sul, Mandacaru e Cassimiro, foi informado em todos, que as unidades não emitem o Cartão, e que o mesmo deveria procurar o Centro Auditivo.

“Isso não procede não. Já fui em todos esses postos de saúde e nem um deles fazem o cartão do SUS não, eles mandam a gente ir lá pra o Centro Auditivo que fica no centro da cidade. Como é que a prefeitura divulga uma nota que não procede”, questiona o denunciante.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Petrolina, para confirmar a veracidade do conteúdo divulgado, bem como obter respostas para o questionamento do denunciante. Em nota, a prefeitura municipal reafirmou que o Cartão SUS pode ser emitido em qualquer posto de saúde. Confira a íntegra da nota:

“A Prefeitura de Petrolina reafirma que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atualizado e emitido gratuitamente em qualquer unidade da rede municipal. Caso o posto de saúde não tenha impressora, o cidadão pode anotar o número do cartão, fotografar a tela do computador ou pedir para ser enviado por email, pois o que realmente importa é a numeração do documento. Essa é uma orientação que foi repassada para todas as equipes das unidades.

O Cartão SUS permite a identificação dos usuários da rede pública nos procedimentos e consultas médicas. Além disso, viabiliza o controle e conhecimento das pessoas que utilizam o serviço nas diversas áreas da cidade. Através do número do cartão é possível consultar o prontuário do paciente, quais foram seus últimos atendimentos e serviços prestados, médicos que o atenderam e vacinas, entre outros procedimentos realizados. A prefeitura reforça que os cartões que iniciam com o número 8 devem ser substituídos.

Para atualizar ou fazer o documento, é necessário levar a carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência atualizado. Enquanto isso, para crianças, o responsável precisa estar munido da Certidão de Nascimento. Somente deve atualizar o cadastro no Cartão SUS quem mudou de cidade, de endereço na própria cidade, teve alguma alteração no nome, documentos ou deixou de passar alguma informação no momento do cadastro.”

Deixe um comentário