Artigo: o mercado de trabalho nas cidades de Petrolina e Juazeiro

Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), mesmo com a proximidade geográfica, são duas cidades bastante diferentes. Apenas o rio São Francisco separa os dois municípios que têm mercados de trabalhos parecidos, mas com uma grande disparidade nos números de ofertas de emprego.

A cidade de Petrolina contou com 110 ofertas de emprego nos últimos 30 dias. Desse total, 15 apareceram nos últimos 7 dias. São vagas para os cargos de dermatologista, auxiliar operacional de documentação e identificação, assistente de departamento pessoal, vendedor, assistente de DP, cozinheiro, consultor de vendas, serigrafista e técnico contábil.

Em contrapartida, o município de Juazeiro contou, nos últimos 30 dias, com menos da metade das ofertas de emprego da cidade pernambucana. Foram apenas 52 ofertas no município baiano. E nos últimos 7 dias, foram somente 7 vagas de emprego, distribuídas para os cargos de agente de merchandising, costureira, pesquisador de informações, técnico de enfermagem, assistente de suporte de negócios, vendedor externo, promotor de vendas.

Para os estagiários a proporção é parecida. Enquanto Petrolina ofertou três vagas de estágio no período de 30 dias para as áreas de comunicação, segurança do trabalho e engenharia civil, Juazeiro não ofertou nenhuma.

Contudo, a análise de oferta de emprego dos últimos 30 dias revela um ponto que chama a atenção pela semelhança no mercado de trabalho das cidades: o setor que contém mais ofertas de emprego nos dois municípios é o de vendas. No período, foram registradas 37 vagas para área, em Petrolina, e 24 vagas, em Juazeiro.

Dessa forma, se você está disposto a mudar sua carreira, os dados dizem que a melhor maneira de encontrar o maior número de oportunidades de emprego no ano novo em Petrolina e Juazeiro está no setor de venda: tente lá, e boa sorte!

Todas as estastísticas são atualizadas e provêm da base de dados do site Jobbydoo, que é considerado um dos maiores motores de busca de emprego internacional e que atua também no Brasil.

Deixe uma resposta