Associação Juazeirense de Basquete representará Vale na Copa Sertão, nesse fim de semana em Ouricuri

Direção da AJB fala sobre metas para futuro (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre 20 e 22 desse mês, a Associação Juazeirense de Basquete (AJB) viaja até a cidade de Ouricuri para disputar a Copa Sertão,. Com metas ambiciosas para os próximos anos, a realidade da equipe se assemelha a de muitos times da região: a falta de apoio financeiro.

Mesmo com a falta de recursos, a AJB pretende mandar duas equipes para Ouricuri, totalizando 24 atletas, divididos entre a categoria adulta e sub-20. A Copa Sertão acontece neste final de semana e contará com a participação de nove times, dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco.

“A maioria dos atletas é baixa renda. A gente está tentando levar o máximo de atletas possível, para incentivar e para que eles tenham a oportunidade de competir e crescer como atleta, explica o presidente da Associação, Maurício Osório.

Crescimento

A AJB foi fundada há dois anos e ainda em 2018 passará pelo processo de formalização, com a criação do CPNJ. Atualmente 35 atletas compõem, efetivamente do grupo, todos atuam sem remuneração, já que a equipe ainda é amadora.

Porém, já existe a ideia de montar uma Liga de Basquete independente da Liga Baiana, com equipes do interior, o que impulsionaria a modalidade e o crescimento das equipes na região.

Um desses atletas é Alefe Carvalho, de 21 anos. Natural de Jacobina, ele foi trazido pela AJB para representar a equipe nas competições. “O basquete abriu uma porta para que eu possa ter um crescimento pessoal e como atleta“, destaca o jogador que carrega consigo o título de melhor de Jacobina.

Próximas competições

Depois de Ouricuri, a equipe foca sua atenção para Jacobina, quando acontecerá a Copa Ouro, em maio. No segundo semestre acontece o Campeonato Baiano de Basquetebol, com duração de seis meses.

“A gente está tendo muito pouco apoio, mas como são atletas tanto de Juazeiro como de Petrolina, seria interessante um patrocínio do Vale, embora a origem seja em Juazeiro e tenha esse nome”, comenta o segundo secretário da AJB, Wagner da Silva, que também é ex-atleta.

Por ter membros associados de Petrolina, uma das metas da AJB é representar Petrolina no JOCIPE, em Pernambuco. Sem sede própria, a equipe treina no Ginásio de Esportes de Juazeiro, na quadra da Escola Otacílio Nunes em Petrolina e na Orla Nova da cidade baiana.

Deixe um comentário