Bahia tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Bahia tem primeiro caso confirmado

A Bahia tem seu primeiro caso confirmado de coronavírus. A informação foi repassada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na manhã dessa sexta-feira (6). Em um publicação nas redes sociais o titular da pasta deu detalhes do fato.

Trata-se de uma paciente de 34 anos, moradora de Feira de Santana que estava na Itália, um dos centros da doença na Europa. Ela retornou ao Brasil em 25 de fevereiro. Com a confirmação, o Nordeste tem o primeiro registro do covid-19.

“O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje [sexta-feira]”, disse Fábio.

Os sintomas da paciente só se manifestaram no Brasil. Ela permanece em sua casa, sem sintomas e com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato. Todo o monitoramento é realizado pelo Coordenação de Investigação e Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs/BA) e Secretaria Municipal de Saúde.

Esse é o nono caso confirmado da doença no Brasil. Em Pernambuco há apenas casos notificados, mas nenhum confirmado. Todos são de pacientes que estavam no exterior e retornaram ao país.

Deixe uma resposta