Bolsonaro não vai pagar 13º do Bolsa Família e diz que a culpa é de Rodrigo Maia

(Foto: Alan Santos/PR)

Uma promessa de campanha concretizada apenas uma vez. A 13ª parcela do programa Bolsa Família, o presidente Jair Bolsonaro pagou em 2019, mas não vai pagar em 2020 e ele disse que a culpa do não pagamento é do deputado Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara do Deputados.

“Nunca imaginei que Bolsonaro fosse mentiroso”, disse Maia ao ser informado da acusação feita pelo presidente em uma live.

A 13º cota do benefício foi paga apenas em 2019 por meio de uma MP (medida provisória). Durante a tramitação no Congresso, o relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propôs que a parcela extra fosse estabelecida para todos os anos seguintes.

Mas a medida perdeu a validade em 25 de março porque não foi votada na Câmara dos Deputados e nem no Senado. Por causa disso, Bolsonaro atribuiu a culpa a Rodrigo Maia e criou um mal estar entre os dois poderes.

“Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP. Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da Câmara, que o Supremo agora não deu o direito de ele disputar a reeleição. Cobra dele”, disse Bolsonaro em sua transmissão semanal pela internet na noite desta quinta-feira (17).

À época, porém, a MP não foi votada por causa de uma articulação do próprio governo, que previa um impacto de R$ 8 bilhões aos cofres públicos.

Deixe um comentário