Brasil emite quase 5 milhões de carteiras de trabalho e Pernambuco é o 8º na lista

No ano de 2017, o Ministério do Trabalho registrou a emissão de mais de 4,8 milhões de carteiras de trabalho. O número representa um crescimento de cerca de 400 mil documentos em relação a 2016, quando foram emitidas um pouco mais de 4,4 milhões.

Pernambuco foi o oitavo estado que mais emitiu o documento. Ao todo, foram 197.132 carteiras emitidas. Março foi o mês em que mais houve emissões, com 20.752. Novembro foi o mês com menos emissões, com 10.887.

Carteira Digital

Além da emissão física do documento, o trabalhador conta com a Carteira de Trabalho Digital. Em dois meses de funcionamento da nova ferramenta, o aplicativo teve 143.886 downloads, uma média de 2,5 mil downloads por dia. E esse número deve aumentar, segundo o coordenador de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho, Sérgio Barreto.

“A tendência é de que o número cresça gradativamente à medida que as pessoas forem tomando conhecimento da facilidade de ter a carteira de trabalho no celular”, estima Barreto. Ele lembra também que a versão digital permite aos trabalhadores terem em mãos, em qualquer tempo, as informações de qualificação civil e dos vínculos trabalhistas e solicitar a primeira e a segunda vias da carteira de trabalho física.

Por meio dessa plataforma digital, o trabalhador passa a ser um agente fiscalizador de todo o processo. Ele pode saber, por exemplo, se a empresa forneceu o vínculo trabalhista e se as informações dadas estão corretas nos sistemas de governo. Do total de downloads realizados até agora, 126.688 foram para telefone com sistema operacional Android e 17.218, para IOS.

Deixe um comentário