Calçada Livre: ação da prefeitura beneficia comerciantes informais de frutas e verduras de Petrolina

Novo espaço hortifruit de Petrolina (Foto: ASCOM)

Uma ação inédita da Prefeitura de Petrolina, através do programa ‘Calçada Livre’, em parceria com a Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP) beneficiou 30 comerciantes informais de frutas e verduras. Eles, que antes atuavam de maneira desordenada pelas calçadas do centro da cidade, agora estão trabalhando numa área destinada exclusivamente para a atividade.

Localizado num antigo ponto de transporte alternativo na Rua João Amorim de Araújo, nas imediações do Mercado do Turista, o espaço recebeu os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura de meio-fio e melhoria na iluminação pública, o que vai permitir a venda de produtos até depois das 18h.

Dentro do prazo de um mês, a expectativa é que as caixas e carrinhos de frutas deem lugar à estruturas padronizadas de trabalho para os comerciantes. Medidas que também vão beneficiar os consumidores, como dona Maria Rosa, de 70 anos, que aprovou o espaço. “A prefeitura está de parabéns. Todo dia eu venho ao centro comprar frutas e verduras e agora está muito mais organizado, bem melhor”, comemora a dona de casa.

Para o secretário da SEDURBS, Giovanni Costa a iniciativa é mais uma ação rumo ao ordenamento público no centro da cidade. “Hoje demos um passo importante nesse sentido. A nossa expectativa é continuar planejando outras ações para que possam ser feitas também com os outros segmentos, como o de eletroeletrônicos e acessórios que ainda se encontram ocupando parte das calçadas da cidade. Como o nosso prefeito Miguel Coelho nos recomendou, o Calçada Livre deve garantir a acessibilidade necessária para a Livre circulação de pedestres”, destaca Costa.

No acordo firmado entre a Prefeitura de Petrolina, os comerciantes informais de frutas e verduras cadastrados e a AFEABACAP, ficou estabelecido que a partir desta segunda-feira (10) está proibida a comercialização de produtos nas calçadas da cidade. Caso seja necessário, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada para apreender equipamentos e mercadorias, a fim de garantir o cumprimento do acordo.

Deixe um comentário