Câmara dá aval e autoriza município a criar a Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS)

(Foto: Arquivo)

Os vereadores de Petrolina aprovaram, por 19×1, o projeto de lei que cria a Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS). Desta forma, na prática, o município alcançará o objetivo de municipalizar os serviços de água e esgoto, que hoje estão com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

LEIA TAMBÉM

Projeto que cria Companhia de Saneamento e Águas do Sertão será analisado por vereadores nesta terça-feira

A SAAS ficará incumbida de captar água bruta, realizar o tratamento, a adução, a reservação e a distribuição de água para consumo público; além de promover a coleta de esgotos sanitários, o transporte, o tratamento, o reaproveitamento e a disposição final dos efluentes tratados.

Votação quase unânime

Gilmar Santos (PT) não votou a favor do projeto. Ele alegou que o envio da proposta ao Poder Legislativo ocorre às vésperas de uma eleição e que além disso, não houve um debate com a população local. “Isso não passa de uma manobra eleitoreira. Portanto a nossa posição é contrária. Vamos continuar defendendo uma empresa pública municipal, uma audiência pública com o povo”, pontuou.

Do lado governista, o apoio foi unânime. “Do Sertão ao litoral há uma reclamação só contra essa empresa, que não se modernizou“, afirmou César Durando (DEM), que é da bancada da Situação. Agora o projeto segue para sanção do prefeito Miguel Coelho (MDB).

Deixe um comentário