Caminhoneiros ameaçam parar novamente nesta semana

(Foto: Internet)

A informação sobre uma possível nova paralisação dos caminhoneiros, nesta quarta-feira (19), começou a circular nas redes sociais durante este final de semana. A classe começou a cogitar paralisar após o ministro do STF Luiz Fux tirar de pauta o julgamento de constitucionalidade da lei 13.703, que estabelece valores mínimos para o frete.

O texto foi questionado por setores empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e deveria ser julgado nesta nova semana que se inicia. Agora, não há mais data prevista para análise da questão.

Além disso, outro ponto que irrita os caminhoneiros é o preço do combustível, que cresce de acordo com o ICMS aplicado por cada governo estadual. Na gasolina, a taxa é de 29%. Já no óleo diesel – utilizado em caminhões -, o valor é de 16%.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Pernambuco (Sintracape), Wilton Nery, nega que a instituição irá aderir ao protesto. “Pode ser que tenham paralisações, mas de outros movimentos. A orientação que temos é de aguardar para ver como fica a negociação”, explica ele, que é representante da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) no estado.

Deixe um comentário