Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Carros brasileiros terão placa do Mercosul a partir de 1º de setembro

(Foto: Reprodução/Internet)

Desde 2014 a adoção do modelo de placas do Mercosul em veículos do Brasil vem sendo discutida. A partir de setembro deste ano, os veículos 0 km deverão adotar o novo modelo, que deve estar em todos automóveis do país até 2023.

A partir de setembro as novas placas serão implantadas também em veículos que passarem por transferência de município ou de propriedade ou que tiverem suas placas substituídas. No entanto, caberá ao órgão de trânsito de cada estado decidir quando as novas placas começarão a ser usadas.

Para os veículos usados, os proprietários poderão antecipar a troca das placas de identificação, mas deverão desembolsar entre R$ 120 e R$ 200.

A identificação alfanumérica mudará para o novo padrão, mas a antiga combinação de letras e números continuará constando no documento do veículo. O mesmo aconteceu com veículos com placas de duas letras, quando estas foram trocadas pela de três, a partir de 1990.

Novo modelo

A placa do Mercosul segue o modelo utilizado na União Europeia. Em fundo branco e faixa superior azul, no lado esquerdo constará a bandeira do Mercosul e na direita, a bandeira do país de origem.

O modelo a ser utilizado mesclará letras com números. A cor dos números passará a ser preta, para veículos comuns e verde, para os em teste. Vermelho será a cor para comercial, azul para carros oficiais, dourado para diplomáticos e cinza, para os de coleção.

Deixe uma resposta