Casa Nova: Prevenção e combate à dengue se estende ao distrito do Pau a Pique

(Foto: ASCOM)

Mesmo após sair da lista das cidades com alto risco de dengue, de acordo com o 4º Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) da SESAB, divulgado nesta semana, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, determinou atenção redobrada à Secretaria de Saúde e todos os meios de prevenção contra o mosquito.

“Temos municípios com alto risco próximos à Casa Nova, por isso todo cuidado é pouco”, disse, citando o levantamento divulgado esta semana.

De acordo com a Secretária Maria de Lourdes Silva Santos, o carro fumacê está rodando todos os dias e, além disso, o órgão está “buscando identificar locais com possíveis focos, conscientizando a população e estendendo a ação de prevenção à sede dos distritos e localidades”.

Maria de Lourdes cita o distrito de Pau a Pique, a 132 quilômetros da cidade, onde “as pessoas têm mais contato com municípios limítrofes”, e está operando o carro fumacê.

Para Laércio Elias dos Santos, agente de saúde do município, “este é um trabalho que não para. O agente afirmou que conta “com a colaboração da comunidade para que os resultados sejam sempre satisfatórios”.

O LIRAa

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando superior a 4%.

Deixe uma resposta