Caso de raiva animal é confirmado na região de Senhor do Bonfim (BA)

A suspeita partiu de criadores de bovinos após perdas nos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Pindobaçu e Queimadas, região norte da Bahia. De acordo com o blog do radialista Walterley Kuhin, de Senhor do Bonfim, após a denúncia, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão responsável por garantir a segurança sanitária no Estado, fez monitoramento e coletas para exames, os quais constataram um caso de raiva animal na região.

De acordo com informações do site Web Interativa, a doença foi confirmada no interior do município de Filadélfia. A raiva é uma zoonose causada por um Rabdovirus neurotrópico, sendo suscetíveis em todos os mamíferos. Apresenta distribuição geográfica abrangente, lesões e sintomas de excitação e paralisia de diversas naturezas e sempre fatal.

Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias.

A raiva é uma doença endêmica na América do Sul, a doença é passada de um animal para outro, ou para um humano, pelo contato com a saliva através de mordida, arranhões, lambida em feridas abertas ou mucosas, são poucos os casos de cura registrados por isso, a importância de atitudes preventivas, como a vacinação.

Deixe um comentário