Chama olímpica será acesa nesta quinta

A chama percorrerá 328 cidades de todos os estados até alcançar o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016

A chama percorrerá 328 cidades de todos os estados até alcançar o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016

Um rito de 2.900 anos de tradição, o acendimento da chama olímpica, na Grécia, terá mais um capítulo escrito na manhã desta quinta-feira (21), quando acontece o primeiro ato oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A cerimônia será realizada às 6h (horário de Brasília), com transmissão da rede Globo, na TV aberta. O ginasta grego Eleftherios Petrounias – campeão mundial de argolas em 2015 e principal adversário do brasileiro Arthur Zanetti – terá o privilégio de acender a tocha Rio 2016 na pira grega.

Para assegurar a pureza da chama, ela é acesa pelos raios do sol através de uma “skaphia”, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. O ritual acontece na cidade de Olímpia, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas”, seguindo a tradição milenar. Depois de abrir oficialmente o revezamento, o ginasta grego passará a tocha para Giovane Gávio, ídolo do vôlei brasileiro e primeiro representante do País a conduzi-la.

Da Grécia, a tocha seguirá para a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça. A chegada ao Brasil está marcada para o dia 3 de maio, com o início do revezamento em solo nacional em Brasília. A chama percorrerá 328 cidades de todos os estados até alcançar o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016. No total, 12 mil condutores participarão do revezamento.

Deixe uma resposta