Com alta da carne, brasileiro consome mais ovo do que a média global

Nunca se comeu tanto ovo no Brasil como agora. Com o aumento desenfreado do preço da carne, a população tem optado pelo consumo desse outro item. De acordo com uma matéria publicada pela CNN Brasil, em 2020, cada brasileiro comeu 251 ovos.

Bom momento pra indústria?

Hoje, o brasileiro come mais ovos que a média do cidadão mundial que é de 230 ovos por ano. Mas engana-se quem pensa que a vida do produtor está indo de vendo em popa. De forma contraditória, a indústria de ovos vive uma situação complicada com a alta no preço do milho e do farelo de soja, a ração dos animais, insumo que responde por mais de 81% do custo de produção da proteína.

Insumos em alta

“Vivemos realmente uma fase recorde de consumo e isso é bom. Mais de 50% da população brasileira reconhece o ovo como o segundo melhor alimento, depois do leite materno. Fomos declarados como serviço essencial para não deixar faltar comida na mesa da população. Mas houve um salto especulativo dos insumos que está prejudicando muita gente”, diz Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Deixe um comentário