Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Comissão de Emancipação de Izacolândia e Rajada visita Câmara de Petrolina para debater Emenda Constitucional

Júlio César (esq.) e Juarez foram à Casa Plínio Amorim (Foto: Blog Waldiney Passos)

Membros da Comissão de Emancipação de Izacolândia e Rajada estiveram na Casa Plínio Amorim nessa quinta-feira (9), para discutir o processo nos quais os dois distritos de Petrolina estão envolvidos. No entendimento do movimento a Emenda Constitucional 15/1996 é inconstitucional e deve ser derrubada para novas cidades surgirem.

“Tendo em vista uma alargada perante a lei porque antes dizia que estava proibida a criação dos municípios. Cinco novas cidades em 2013 elas foram implantadas e diante dessa situação, nós do movimento nacional estamos contratando uma banca de advogados para impetrar um mandado para constatar a irregularidade dessa emenda”, afirmou Júlio César Monteiro dos Santos.

Segundo Júlio, o grupo favorável à emancipação entende que a emenda tira autonomia dos estados para discutir a emancipação dos municípios. “Fere a própria Constituição Federal em seu artigo 60 que diz que nenhuma emenda constitucional poderá abolir a forma federativa dos estados”, destacou.

Segundo Júlio César, essa visita veio com o intuito de mobilizar os vereadores de Petrolina para a causa. O processo de emancipação contará ainda com a participação popular, com a realização de um plebiscito.

Para mobilizar a comunidade do Vale, no sábado será realizado um seminário para debater a Emenda Constitucional, em Juazeiro. O encontro acontece das 8h às 15h, na Câmara de Vereadores da cidade vizinha. “Primeiro estamos fazendo um encontro para que todos estejam sensibilizados com a causa”, finaliza.

Deixe uma resposta