Concurso da Polícia Militar, Civil e Científica em Pernambuco tem novidades

(Foto: Arquivo)

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, falou sobre os trâmites para o lançamento dos editais de concurso da Polícia Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. Em entrevista à Coluna Segurança, nesta terça-feira (27), Freire disse que toda a fase de planejamento foi concluída para a abertura da seleção tão aguardada.

Nós planejamos todo o concurso. Fizemos toda a parte formal, de discussão do número de vagas. Validamos isso no governo, através da Câmara de Programação de Pessoal. A CPF (Câmara de Programação Financeira) também foi consultada porque precisa de recursos, de orçamento, principalmente. Mas, até o momento, não foi possível destinar esse orçamento. Questões realmente de fluxo orçamentário. Mas está tudo pronto“, explicou Humberto Freire.

Sobre a data de lançamento dos editais de concurso das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, Humberto Freire disse que ainda não é possível cravar porque dependerá da nova gestão, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.

“Todo esse processo pode ser aproveitado e, assim que se iniciar o ano, se o novo governo entender que esse orçamento que foi solicitado pode ser descentralizado, aí é só concluir o processo e lançar os editais. A liberação desse orçamento vai garantir a contratação da banca (examinadora) para lançamento dos editais e demais passos”, disse o secretário de Defesa Social.

Apesar de não haver prazo para o lançamento dos editais, há urgência por causa do déficit de profissionais de segurança em Pernambuco.

Atualmente, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, faltam 10.950 profissionais na corporação. O ideal seriam ter 27.672 PMs na ativa, mas só há 16.722. Os dados foram atualizados em julho de 2022.

Deixe um comentário