Conselho Pernambucano de Medicina Veterinária promove cursos gratuitos em Salgueiro

O presidente do Conselho, o Dr. Marcelo Teixeira, comandará a abertura a abertura do evento. (Foto: Ascom)

Na próxima sexta-feira (29), o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) aporta na Unopar de Salgueiro (PE) para promover um dia inteiro de cursos gratuitos voltados para a capacitação profissional de médicos veterinários, zootecnictas e estudantes do município e região, das 9h às 18h. O foco das palestras é o segmento de Responsabilidade Técnica (RT), um dos mais promissores mercados de trabalho da área na atualidade, mas ainda pouco explorado pelos especialistas. Segundo dados do CRMV-PE, dos 3.395 profissionais inscritos no conselho pernambucano, apenas 417 estão registrados como RTs. Toda a programação é gratuita e as inscrições devem ser feitas diretamente no local, no dia e horário do evento.

Número que ainda não acompanha as necessidades do mercado, visto que as oportunidades relacionadas à função não param de crescer, pois diversas empresas são obrigadas por lei a terem entre seus colaboradores um responsável técnico. Cargo que exige muita disciplina e atualização de conhecimentos, já que o RT tem função parecida com a de fiscais em qualquer atividade que crie, manipule, preste serviços ou comercialize produtos de origem animal ou destinado aos animais.

“O objetivo do evento é promover a integração de diferentes áreas do conhecimento que atuam e auxiliam no desenvolvimento dos RT’s. As palestras geram um espaço extremamente construtivo de discussão, possibilitando, de forma geral, um aprofundamento dos conhecimentos e a oportunidade de troca entre público e palestrantes”, explica o presidente do CRMV-PE.

Programação

Em Salgueiro, a programação será aberta, às 9h, pelo presidente do CRMV-PE, o médico veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, que logo em seguida ministrará a palestra sobre “Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação”, tendo como moderadora do tema Mirian de Fátima Magalhães Torres, tesoureira do Conselho.

Às 10h30, será o momento de falar sobre “Responsabilidade Técnica em Eventos Equestres, Haras, Jóqueis-Clubes e Outras Entidades Hípicas”. O tema terá como palestrantes os conselheiros Jorge Eduardo Lucena, zootecnista, e Marcelo Brasil Machado, médico veterinário. Na conversa, ainda serão abordados assuntos ligados à exposição de animais, feiras, leilões e outros eventos pecuários, enfatizando a Defesa Sanitária Animal. Mais uma vez a tesoureira Mirian Torres atua na moderação da palestra.

Após o intervalo do almoço, a programação recomeça falando sobre “Responsabilidade Técnica nas Unidades de Beneficiamento de Carne e Produtos Lácteos”, trazendo como palestrante o médico veterinário em Biomedicina Flávio de Oliveira Silva, representante da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). O conselheiro Marcelo Brasil atua como moderador.

Encerrando a programação, às 16h, o evento recebe uma palestra sobre botulismo, uma doença bacteriana rara, porém grave que ocorre quando a bactéria causadora da doença entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não são preservados adequadamente. Para falar sobre o assunto, a médica veterinária Tânia Alen Coutinho, que também atua como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE-UAG). Como moderador, Marcelo Brasil.

Deixe um comentário