Coronavírus: representantes do município e Estado participam de reunião para discutir Plano de Contingência em Petrolina

Nova reunião está marcada para segunda-feira (Foto: Ascom/PMP)

Pernambuco está em alerta devido ao registro de casos suspeitos do coronavírus. E para tranquilizar a população, a Prefeitura de Petrolina promoveu uma reunião na quinta-feira (27), com membros da Secretaria de Saúde. O foco foi a prevenção ao vírus e a elaboração de um Plano de Contingência.

O Plano é uma medida preventiva, pensado em casos de uma possível confirmação de doença na cidade. De acordo com a pasta, as ações serão planejadas tendo como base as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da Prefeitura participaram do encontro membros da Gerência Regional de Saúde, representantes do Hospital Universitário (HU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Estamos discutindo estratégias iniciais, como formas de bloqueio do vírus e assuntos que envolvem hospitais, unidades de saúde, materiais de proteção, entre outros. Entende-se que se faz necessário uma reestruturação da Rede para o atendimento aos possíveis casos. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que não existe caso suspeito da doença em Petrolina”, explica a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.

Na segunda-feira (2) o grupo se reunirá novamente. O primeiro caso confirmado no Brasil veio na quarta-feira (26). Trata-se de um paciente que estava na Itália e apresentou os sintomas da doença. A população deve estar atenta à higienização pessoal (lavar as mãos) e evitar aglomerações, já que o vírus é transmitido pelo ar.

Deixe uma resposta